Salário mínimo deve ser reajustado para R$ 1.518 em 2025
Presidente Lula deve publicar decreto com novo valor, 106 reais acima do mínimo vigente, até 31 de dezembro
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve publicar até 31 de dezembro, no Diário Oficial da União (DOU), um decreto que determinará a correção do valor do salário mínimo para 2025. Oficialmente, o Executivo não confirma a magnitude do reajuste a data de publicação do decreto presidencial. No entanto, espera-se que o mínimo seja fixado em 1.518 reais, uma elevação de 106 reais (7,5%) ante 0s 1.412 reais vigentes. O ajuste está acima da inflação do período, e deve entrar em vigor a partir de janeiro.
O aumento já considera a nova fórmula do pacote fiscal aprovado pelo Congresso Nacional na semana passada. Pela regra, a correção leva em conta o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) acumulado em 12 meses até novembro, somado ao crescimento do PIB de dois anos antes – limitado a um teto de 2,5%.
Para o reajuste de 2025, então, temos: INPC de 4,84% nos 12 meses até novembro de 2024 + 2,5% referentes ao PIB em 2023 (ano em que o crescimento foi de 3,2%).
Portanto, na prática, o reajuste será menor do que o esperado antes do ajuste fiscal, quando não havia a limitação dos 2,5%. Com a regra antiga, o salário mínimo subiria para 1.528 reiais – 10 reais a mais do que o previsto agora.
Psol aciona Nikolas na PGR após bolsonarista sugerir sequestro de Lula
Captura de Maduro: ministro da Defesa da Venezuela afirma que EUA mataram seguranças
Trump afirma que vice de Maduro coopera, mas número dois do chavismo exige libertação do presidente
Maduro buscou rota de fuga no Leste Europeu; Rússia e China recalculam apoio após ação dos EUA
A reação do filho de Nicolás Maduro à prisão dos pais







