Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Reforma tributária deve manter regimes especiais como a Zona Franca

Segundo secretário da Receita, Marcos Cintra, programas de tributação especiais não serão modificados; projeto deve ser apresentado nos próximos dias

Por da Redação
Atualizado em 4 jun 2024, 16h02 - Publicado em 21 ago 2019, 16h58

O secretário especial da Receita Federal, Marcos Cintra, afirmou na tarde desta quarta-feira, 21, que a proposta do governo federal para a reforma tributária vai manter quatro regimes especiais: a Zona Franca de Manaus, o Simples, o RET (Regime Especial de Tributação) e a contribuição social do agronegócio.

Cintra ressaltou que, diferentemente da reforma do governo, a proposta do Congresso para a sistema tributário, a PEC 45, de autoria do deputado Baleia Rossi (MDB-SP), “é bastante radical e não respeita os regimes especiais”. O secretário disse ainda que “às vezes o ótimo é inimigo do bom”, sinalizando que seria melhor manter os regimes especiais para que a reforma se torne politicamente viável.

“Para não gerar uma massa gigantesca de grandes perdedores e também de gente que trabalharia contra a reforma, o IVA federal (da proposta do governo) vai manter a Zona Franca de Manaus, mesmo sendo o IPI através de crédito presumido, todas as alíquotas do Simples, o RET também e a tributação da contribuição social do agronegócio, que é sobre faturamento”, disse ele.

Além da manutenção nos regimes especiais, a proposta do governo federal deve criar um imposto único para tributos da união e uma alíquota sobre operações financeiras, no molde da antiga CPMF, para desonerar a folha salarial. Alterações no Imposto de Renda, como readequação da tabela e das deduções também deve estar no projeto. O anúncio deve ser feito nas próximas semanas.

(Com Estadão Conteúdo)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.