Assim como no lote anterior, os valores serão destinados a prioridades legais, como quem entregou a declaração pré-preenchida ou escolheu o Pix para a restituição — prioridades inseridas este ano no IR, ao todo, 3,4 milhões neste lote. 1,1 milhão dos contribuintes são para idosos acima de 60 anos. 70,5 mil são contribuintes com deficiência física, 468 mil professores.
Ainda há mais três lotes, até setembro. Os pagamentos são sempre feitos no último dia útil do mês, pela conta corrente escolhida ou via Pix.
Para saber se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet e clicar na opção “Meu Imposto de Renda”. Em seguida, basta clicar em “Consultar a Restituição”. Na página, o declarante pode realizar uma consulta simplificada ou completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento, acessado no e-CAC. Se identificar alguma pendência, o contribuinte pode fazer a retificação das informações. Os valores serão depositados no dia 31, na conta informada no momento da declaração.