Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Receita Federal vai monitorar depósitos e saques de criptomoedas

Receita Federal e as empresas de criptoativos se reuniram na semana passada para discutir novas regras tributárias

Por Camila Pati 19 ago 2024, 10h39

Em um passo preparatório e de alinhamento, a Receita Federal e as empresas de criptoativos se reuniram para discutir novas regras tributárias, numa tentativa de aproximar as normas dos padrões internacionais e aumentar o controle sobre as transações com criptomoedas.

Um dos projetos da Receita é captar informações sobre quem deposita e quem saca valores das contas dessas instituições que lidam com criptoativos, para utilizar também no acompanhamento de manifestações de riquezas por parte dos contribuintes.

 A rápida evolução da criptoeconomia e a necessidade de adaptação tanto do mercado quanto da fiscalização foram temas centrais do encontro realizado na quarta-feira, 14,  com representantes da ABCripto, de empresas brasileiras e de prestadores de serviços de pagamento para exchanges internacionais.

Conduzida pela subsecretária de Fiscalização, auditora-fiscal Andrea Costa Chaves, a reunião apresentou o cronograma do recém criado Grupo de Trabalho Criptoativos, definido pela Portaria RFB nº 427, em junho de 2024. “O incentivo à conformidade voluntária é prioridade da Receita Federal. Estamos aqui para compartilhar nossas descobertas, falar sobre os compromissos internacionais que estão avançando e, ouvindo o setor, construir um mercado onde as obrigações tributárias sejam claras e possam ser cumpridas por todos”, disse na abertura da reunião.

Dois especialistas da Receita Federal demonstraram a capacidade do órgão em processar dados utilizando técnicas tradicionais e inteligência artificial. Eles também explicaram que serão necessárias adaptações na Instrução Normativa RFB nº 1.888/2019 para cumprir os acordos internacionais que serão atualizados ainda este ano. O Brasil já iniciou procedimentos para aderir ao Crypto-Asset Reporting Framework (CARF), modelo de intercâmbio automático desenvolvido pela OCDE e por isso precisará adaptar as suas regras, em linha com o que fizeram diversos países.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.