Receita abre consulta para o 3º lote de restituição do IR
Ao todo, fisco paga 7,5 bilhões de reais para 5,6 milhões de pessoas; restituição tem correção com taxa Selic

A Receita Federal abre, na segunda-feira, 24, a consulta ao terceiro lote de restituições do Imposto de Renda 2023. Segundo dados do fisco, serão contemplados 5,6 milhões de contribuintes, entre prioritários e não prioritários. O valor total do crédito é de 7,5 bilhões de reais, a ser depositado no dia 31 deste mês.
Neste lote, serão contemplados os contribuintes prioritários e também os que não estão em nenhuma das regras que garantem a prioridade no pagamento. O dinheiro terá correção pela taxa básica da juros, a Selic.
Do total pago, 5,6 bilhões de reais são para contribuintes que têm prioridade legal, sendo 16.536 idosos acima de 80 anos, 95.047 contribuintes entre 60 e 79 anos, 9.740 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou doença grave e contribuintes 30,7 mil cuja maior fonte de renda seja o magistério.
A consulta para saber quem está no site da Receita Federal, no aplicativo Meu Imposto de Renda e no eCAC (Centro de Atendimento Virtual da Receita). O dinheiro é pago na conta informada ao entregar a declaração ou por meio de Pix. No site, o contribuinte deve informar o seu nome completo, o CPF e a data de nascimento. No eCAC, é necessário ter senha do Portal Gov.br. No e-Cac, é possível verificar se há pendências e como corrigir os problemas para entrar na fila de restituição.