Preço da gasolina e do etanol sobem mais de 8% na semana, diz ANP
Valores médios cobrados dos consumidores no país tiveram reajuste na semana seguinte após o aumento dos impostos PIS e Cofins sobre os combustíveis
Os preços médios cobrados pelo litro da gasolina e do etanol subiram em uma semana 8,22% e 8,86%, respectivamente, segundo pesquisa da Agência Nacional do Petróleo (ANP). O aumento do diesel foi de 4,69%. Os reajustes foram registrados na semana seguinte à publicação do decreto presidencial que aumenta os impostos PIS e Cofins sobre os combustíveis, em uma tentativa de cobrir o rombo nas contas públicas.
O valor pago pelo litro da gasolina foi de 3,464 reais entre os dias 16 e 22 de julho para 3,749 reais entre os dias 23 e 29. A ANP levou em conta o preço médio praticado em 5.639 postos pelo país.
O valor cobrado pelo etanol subiu de 2,381 para 2,592 no mesmo período, segundo levantamento em 5.048 postos. Na última sexta-feira, o governo reverteu parte da alta do PIS/Cofins sobre esse combustível anunciada no dia 20. A alíquota aos distribuidores, que tinha subido a R$ 0,194 por litro, foi para R$ 0,1109 por litro. Antes do aumento, essa taxa estava zerada.
A reversão de parte do aumento no etanol ocorreu porque uma outra norma estipula o valor máximo que esses impostos podem ter em relação ao preço final médio do produto. O novo imposto foi anunciado após cálculos da Receita Federal, para adequar o imposto à norma.
O preço médio do litro do diesel, usado em caminhões, ônibus, e máquinas agrícolas, foi de 3,05 reais para 3,185 reais, segundo levantamento da ANP em 4.313 postos.