PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Continua após publicidade

Por que ter uma empresa sustentável é uma questão de inteligência

Executivos da Coca-Cola, Natura e Fundação Renova conversaram sobre como fomentar o desenvolvimento verdadeiro de companhias

Por Da redação
Atualizado em 21 mar 2017, 12h53 - Publicado em 21 mar 2017, 12h53

Em época de crise econômica, a fórmula de muitos executivos é realizar cortes em áreas aparentemente acessórias – e os aportes em gestão da sustentabilidade costumam figurar na lista.

Porém, ser sustentável não é apenas uma questão de manter um valor aparente da marca: é uma estratégia inteligente para alcançar o sucesso.

Esse é o pensamento de executivos como Flavia Neves, gerente de sustentabilidade da Coca-Cola; Guilherme Leal, co-presidente do conselho de administração da Natura; e Roberto Waack, presidente da Fundação Renova, que atua na recuperação ambiental da região de Mariana, em Minas Gerais, atingida pelo rompimento da barragem da mineradora Samarco.

Os empresários debateram por que a sustentabilidade é tão essencial quanto o lucro em uma empresa durante o fórum A Revolução do Novo, realizado por EXAME e VEJA em parceria com Coca-Cola Brasil no Instituto Tomie Ohtake (São Paulo).

O evento, que é o segundo de uma série de três, debate as mudanças na economia, na política, na tecnologia e na sociedade e seus efeitos nas empresas. O primeiro encontro, em janeiro, debateu a transformação das pessoas. E o terceiro vai discutir as mudanças no mundo.

Continua após a publicidade

Ser sustentável é ser estratégico

O momento que estamos vivendo mostra claramente que os modelos adotados até então não são sustentáveis, segundo Neves, da Coca-Cola. E a transformação deve partir das próprias pessoas.

“Não temos opção a não ser mudar e aumentar nossa consciência. A revolução nas empresas começa nas pessoas, porque toda empresa é feita de indivíduos. Nesse sentido, a crise é benéfica”, afirma.

E qual seria esse novo modelo? Para a empresária, é pensar na sustentabilidade não apenas como uma promessa que flutua ao sabor da recessão, mas como uma forma de fazer negócio e sedimentar os valores de uma empresa. “A crise passa, mas os nossos valores não. Por isso, na crise, devemos fortalecer essa agenda de sustentabilidade.”

Continua após a publicidade

Colaboração entre grandes e startups

Para conseguir tais inovações, muitas empresas fazem uma colaboração com pequenas empresas disruptivas – as startups. É o caso da Coca-Cola, por exemplo. A gigante possui uma cadeia produtiva de frutas, para a marca Del Valle, no Espírito Santo. Porém, a região sofre grande estresse hídrico e muitas cooperativas parceiras enfrentavam problemas para produzir.

No lugar de simplesmente procurar um novo estado para comprar suas frutas, a Coca-Cola se uniu à startup Agrosmart, que é especializada em tecnologia para mensurar a umidade no campo.

“Com isso, pudemos reduzir em 30% o uso de água, e continuamos a comprar das cooperativas do Espírito Santo. É algo bom para ao meio ambiente, para a sociedade e para o nosso negócio”, ressalta Neves.

Continua após a publicidade

A importância do alto escalão

Porém, adotar estratégias sustentáveis só é possível após o convencimento da direção da empresa – desde sócios até acionistas e investidores.

“Essa decisão depende principalmente de como os investidores veem a relação entre o curto e o longo prazo. É preciso ter uma visão cada vez mais ampla de quais são as externalidades que uma organização pode causar, mesmo que o risco delas seja baixíssimo, como foi em Mariana”, diz Waack, da Fundação Renova.

Segundo o empresário, a visão do custo-benefício em longo prazo faz parte de uma “avenida de inovações”, que o contexto de melhor uso de recursos naturais e de mudanças climáticas passaram a fomentar.

Continua após a publicidade

“É aí que me parece haver o maior número de oportunidades para desenvolver o novo padrão das empresas. Mas, sem a participação profunda de quem coloca o capital e desenha a expectativa de retorno, como acionistas e investidores, esse jogo irá andar a uma velocidade menor do que deveria.”

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.