Pix: Como funciona o golpe da falsa cobrança de taxa, alertado pela Receita
Se utilizando das "fake news", criminosos tentam cobrar taxas dos cidadãos se passando pela Receita Federal

A Receita Federal emitiu um alerta ontem, 9, sobre uma nova tentativa de golpe, o chamado “Golpe da Cobrança de Taxa sobre PIX”.
Como funciona o “Golpe da Cobrança de Taxa sobre PIX”?
Criminosos, com intuito de se aproveitarem da onda de mentiras que estão sendo espalhadas sobre as recentes mudanças feitas pela Receita para maior fiscalização nas movimentações financeiras, entram em contato com o cliente informando que ele tem uma suposta taxa pendente a ser paga por ter feito uma transação Pix acima de R$ 5 mil. Os criminosos alegam que, em caso de não pagamento, o CPF do cidadão será bloqueado. Toda a tentativa de fraude é feita utilizando o nome, as cores e os símbolos oficiais da Receita Federal.
Como se proteger?
É fundamental que todos estejam atentos às tentativas de golpe e sigam estas orientações:
– Desconfie de mensagens suspeitas: Não forneça informações pessoais em resposta a e-mails ou mensagens de origem desconhecida que solicitem dados financeiros ou pessoais.
– Evite clicar em links desconhecidos: Links suspeitos podem direcionar você a sites fraudulentos ou instalar programas prejudiciais no seu dispositivo.
– Não abra arquivos anexos: Anexos em mensagens fraudulentas geralmente contêm programas executáveis que podem roubar suas informações ou causar danos ao computador.
– Verifique a autenticidade: A Receita Federal utiliza exclusivamente o Portal e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte) e o site oficial como canais seguros de comunicação.
As novas regras vão gerar tributações no Pix?
No alerta, a Receita esclareceu que ” NÃO EXISTE TRIBUTAÇÃO SOBRE PIX, E NUNCA VAI EXISTIR, ATÉ PORQUE A CONSTITUIÇÃO NÃO AUTORIZA IMPOSTO SOBRE MOVIMENTAÇÃO FINANCEIRA. A Receita Federal, portanto, NÃO cobra e JAMAIS vai cobrar impostos sobre transações feitas via PIX. O que está ocorrendo é apenas uma atualização no sistema de acompanhamento financeiro para incluir novos meios de pagamento na declaração prestada por instituições financeiras e de pagamento.”