Clique e Assine a partir de R$ 19,90/mês

PIB preliminar da zona do euro sobe 0,3% no 4º tri

Crescimento no período vem acima do esperado, mas bloco fecha 2013 com contração de 0,4%

Por Da Redação 14 fev 2014, 09h37

A economia da zona do euro teve desempenho mais forte que o esperado no último trimestre de 2013, o que mostra uma recuperação lenta do período de recessão. Dados publicados nesta sexta-feira pela Eurostat, a agência de estatísticas da União Europeia, mostram que o Produto Interno Bruto (PIB) da zona do euro cresceu 0,3% no quarto trimestre do ano passado ante o trimestre anterior.

O dado teve a contribuição de um crescimento mais forte em países como França e na Alemanha, as principais economias do bloco. Analistas consultados pela Dow Jones Newswires previam alta menor do resultado trimestral, de 0,2%. Na comparação anual, o PIB do bloco avançou 0,5% no quarto trimestre, em linha com o esperado.

Leia também:

Produção industrial da zona do euro cai 0,7% em dezembro

A Europa pode ousar inovar

Continua após a publicidade

Confiança na zona do euro atinge maior nível em quase 3 anos

Em todo o ano de 2013, no entanto, o PIB da zona do euro encolheu 0,4%. Em base anualizada, a economia do bloco cresceu 1,1% no quarto trimestre, expandindo-se pelo terceiro trimestre consecutivo.

O crescimento econômico alemão acelerou inesperadamente para 0,4% quarto trimestre de 2013, fechando o ano com crescimento no mesmo ritmo, de 0,4%. Já a economia francesa cresceu 0,3% nos três últimos meses do ano passado e, no consolidado do ano, a expansão do PIB também foi de 0,3%, acima da estimativa do governo de 0,1%.

Também mostraram expansão no último trimestre de 2013 Portugal, com alta de 0,5% do PIB, e Itália, com crescimento de 0,1% da economia. Contudo, no consolidado do ano, o PIB italiano teve contração de 1,9% na comparação com 2012. Mostrou retração também no acumulado de 2013 a economia portuguesa, que teve queda foi de 1,4%.

(com agência Reuters e Estadão Conteúdo)

Continua após a publicidade

Publicidade