ASSINE VEJA NEGÓCIOS

PIB pode crescer até 2,39% com reforma tributária, projeta Ipea

Estudo mede também o impacto no PIB setorial – e alguns setores, inevitavelmente, serão prejudicados

Por Pedro Gil Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 6 jul 2023, 19h13 - Publicado em 6 jul 2023, 13h38

Assunto do momento, a reforma tributária pode fazer o PIB do país crescer 2,39% até 2032, em relação ao cenário sem nenhuma reforma. É o que revela um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

O estudo também analisa os possíveis impactos da reforma tributária por setor. A PEC 45/2019, que era a proposta de menor alíquota, geraria maior crescimento econômico, porém com ganhos e perdas regionais e setoriais consideráveis. Em contrapartida, as simulações dos impactos da proposta do substitutivo da PEC 45/2019, que apresenta a maior alíquota, teria impactos com crescimento econômico sustentável.

Os setores que mais sofreriam com a aprovação da reforma tributária como ela está colocada hoje são transporte e hospedagem e alimentação. O impacto do PIB setorial até 2032 é de -1,81% e -2,80%, respectivamente.

Ainda que a queda seja relevante, o impacto seria muito maior antes do substitutivo. O tombo nesses dois setores seria de -6,80% e -13,80%. Mesmo assim, transporte e hospedagem não seriam os únicos prejudicados. Agropecuária, que cresceria +0,2% com a reforma tributária que está para ser votada na Câmara, tombaria -13,2%. Informação e comunicação, que cairia -3,8%, agora ficaria quase no zero a zero: +0,27%.

Os setores de extrativismo (+11,40%), transformação (+7,98%) e energia, água e gás (+6,62%) devem ser os maiores beneficiados com a reforma tributária, mas não tanto quanto antes. A proposta original da PEC 45 estimava um crescimento de +30,3%, +21,6% e +19,8%, respectivamente.

As menores variações de crescimento são em construção (de +0,53% para +0,2%) e comércio (de +2,35% para 7,2%).

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

ABRILDAY

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 1,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Veja Negócios impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
A partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a 1,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.