ASSINE VEJA NEGÓCIOS

PIB per capita deve encerrar o ano 7,5% abaixo do pico de 2013

Segundo estudo da FGV, brasileiro encerrará o ano 0,9% mais pobre do que em 2019; Nos últimos 10 anos, o brasileiro empobreceu 0,6% ao ano

Por Luana Zanobia Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 4 out 2021, 22h06 - Publicado em 4 out 2021, 13h20

A piora das expectativas no cenário econômico está comprometendo a renda dos brasileiros. Em 2020, o PIB per capita caiu 4,8%, registrando a maior queda histórica em 25 anos. Para este ano, a projeção é de crescimento de 4,1%, mas ainda assim o brasileiro encerra o ano 0,9% mais pobre na comparação com 2019, no período pré-pandemia. Se comparado com o pico alcançado em 2013, a diferença é ainda maior, de 7,5%, é o que revela a pesquisa do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV).

O PIB per capita é a soma do produto interno bruto (PIB) dividido pelo número de habitantes do país, e funciona como instrumento de avaliação da renda da população. Dessa forma, quanto menor o PIB de um país, menor será a distribuição do bolo para a população. Em 2020, o PIB se retraiu 4,1%, e as estimativas do Ibre/FGV é de um crescimento de 4,9%, neste ano, e de 1,5% para 2022, bem próximo das expectativas divulgadas no Boletim Focus desta segunda-feira, 4.

A previsão do mercado era de um PIB de 2,5% em 2022, mas a deterioração do cenário econômico levou os analistas a revisarem as projeções para baixo em meio aos riscos ficais, políticos, da crise hídrica e ao cenário inflacionário. Esses são fatores que devem pesar na retomada da economia e, consequentemente, refletir em uma atividade menor no próximo ano.

Segundo o estudo, o pico de 2013 só deve ser recuperado em 2029, tomando como base um crescimento de 1% do PIB per capita e de 1,6% do PIB a partir de 2023. Com uma perspectiva mais positiva, de crescimento na faixa de 3% ao ano, o PIB per capita poderia retornar ao mesmo patamar de 2013 em 2025.

Ainda de acordo com a pesquisa, o PIB per capita tem registrado o pior desempenho histórico na última década: nos últimos 10 anos, o brasileiro empobreceu 0,6% ao ano.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Veja Negócios impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.