ASSINE VEJA NEGÓCIOS

PIB em números: gráficos mostram desempenho econômico do país no 1º tri

Reação do setor produtivo do agro, indústria, serviços e do investimento indicam caminho para a retomada da economia

Por Larissa Quintino Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 1 jun 2021, 22h40 - Publicado em 1 jun 2021, 11h03

A economia brasileira sofreu um choque histórico no ano passado e, com o crescimento econômico dos primeiros três meses de 2021 de 1,2%, voltou ao patamar pré-pandemia, isto é, do último trimestre de 2019. Mesmo com uma nova — e dura — onda de contaminação pela Covid-19, as atividades econômicas reagiram, especialmente no olhar da produção, com agropecuária, indústria e serviços avançando.

O avanço do primeiro trimestre, vem em linha com a retomada a partir da flexibilização contínua das atividades desde a segunda metade de 2020. Mesmo com o endurecimento de medidas para atividades não essenciais a partir de março, os serviços avançaram 0,4% no período. “O aumento da inflação pesou, principalmente, no consumo de alimentos ao longo desse período. O mercado de trabalho continua desaquecido também. Houve ainda redução significativa nos pagamentos dos programas do governo às famílias, como o auxílio emergencial”, afirma Rebeca Palis, coordenadora de Contas Nacionais do IBGE, sobre a queda no consumo.

O Produto Interno Bruto (PIB) é o principal indicador para medir o crescimento da economia de um país. O índice soma todos os bens e serviços finais produzidos em um determinado período de tempo na moeda corrente do local. É importante ver qual o impacto imediato da pandemia na economia brasileira para entender o desafio da retomada. Confira, em números, como foi o desempenho no primeiro trimestre de 2021 por setor produtivo, demanda, e sua evolução ao longo dos anos.

Continua após a publicidade

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

OFERTA RELÂMPAGO

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 1,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Veja Negócios impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
a partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a R$ 1,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.