PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

PIB dos países do G20 cresce 0,7% no 2º trimestre

Brasil e Arábia Saudita foram as economias com o maior ritmo de expansão, ambas registrando um aumento de 1,4%

Por Camila Pati 12 set 2024, 10h25

O Produto Interno Bruto (PIB) dos países do G20 cresceu 0,7% no segundo trimestre de 2024 em comparação com o trimestre anterior, segundo dados preliminares divulgados pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Esse resultado reflete uma pequena desaceleração em relação ao crescimento de 0,8% registrado nos três primeiros meses do ano.

Brasil e Arábia Saudita foram as economias com o maior ritmo de expansão, ambas registrando um aumento de 1,4% no PIB. No entanto, as maiores contribuições para o crescimento econômico do grupo vieram de China, Índia e Estados Unidos, de acordo com a OCDE.

Apesar do destaque no crescimento de Brasil e Arábia Saudita, o relatório aponta que o ritmo de expansão nas economias chinesa e indiana desacelerou. A China viu seu crescimento cair de 1,5% no primeiro trimestre para 0,7% no segundo, enquanto a Índia registrou uma redução de 1,7% para 1,3% no mesmo período. Nos Estados Unidos, o avanço foi de 0,7%, uma leve alta em comparação com os 0,4% do primeiro trimestre.

Entre os outros membros do G20, o desempenho foi mais contido. A zona do euro registrou um crescimento de 0,2%, com a Alemanha apresentando uma leve retração de 0,1%. O Reino Unido teve alta de 0,6%, enquanto o Japão conseguiu reverter uma contração de 0,6% no primeiro trimestre, avançando 0,7% no segundo.

Em termos anuais, o PIB do G20 cresceu 3,1%, com a Índia registrando o maior avanço, de 6,8%, seguida pela China, com 4,7%. Nos Estados Unidos, o crescimento foi de 3,1%, enquanto o Brasil registrou uma expansão de 2,8%. No Reino Unido, o avanço foi de 0,9%, enquanto o Japão apresentou queda de 0,9%, e a Alemanha manteve-se estável.

O relatório da OCDE aponta que, apesar da desaceleração em algumas das maiores economias do G20, o bloco ainda se beneficia de um crescimento robusto em regiões estratégicas como a Ásia e América Latina, reforçando o papel desses países no cenário econômico global.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.