Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

PIB dos EUA cresce 2,5% no 1º tri, abaixo do esperado

Ainda assim, resultado representa recuperação da economia americana, que cresceu apenas 0,4% no trimestre anterior

Por Da Redação 26 abr 2013, 10h50

O crescimento econômico dos Estados Unidos retomou a força no primeiro trimestre deste ano, mas ainda ficou aquém do esperado. O Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos cresceu a uma taxa anualizada de 2,5% no primeiro trimestre de 2013, segundo dados divulgados nesta sexta-feira pelo Departamento do Comércio.

Embora o desempenho da economia americana tenha sido melhor do que o registrado nos três meses imediatamente anteriores, quando a alta foi de apenas 0,4%, os analistas esperavam crescimento de 3%. O resultado pode, portanto, aumentar os temores de que a já enfraquecida economia americana possa ter dificuldades para lidar com os cortes de gastos do governo e os impostos mais altos.

O desempenho da economia americana, de acordo com o governo, foi influenciado pelo aumento consumo da população: a despesa dos consumidores cresceu 3,2% entre janeiro e fevereiro, a maior alta desde o fim de 2010. Os aumentos nos investimentos privados e nas exportações também contribuíram para a alta.

Leia também:

PIB dos EUA derruba bolsas da Europa

Economia americana cresce 2,2% em 2012

OCDE: PIB do G20 desacelera e sobe 2,8% em 2012

(com agências EFE e Reuters)

Continua após a publicidade
Publicidade