Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

PIB dos Estados Unidos cresce 2,8% e supera expectativas do mercado

Aumento nos gastos dos consumidores, investimentos privados e importações puxaram o crescimento da taxa anual do PIB. Inflação subiu 2,9% no segundo trimestre

Por Camila Pati Atualizado em 25 jul 2024, 12h07 - Publicado em 25 jul 2024, 10h21

No segundo trimestre de 2024, o Produto Interno Bruto (PIB) real dos EUA cresceu a uma taxa anual de 2,8%, de acordo com a estimativa preliminar divulgada pelo Bureau de Análise Econômica (BEA), na manhã desta quinta-feira, 25.

O dado veio acima da expectativa do mercado financeiro, que previa crescimento de 2,1%, abaixo dos 2,9% do trimestre anterior. A taxa americana divulgada é anualizada – ela pega o crescimento do PIB no trimestre em questão e projeta qual seria o incremento anual caso o valor se repetisse ao longo dos nove meses seguintes.

“O aumento no PIB real foi impulsionado principalmente por crescimentos nos gastos dos consumidores, investimentos privados em estoques e investimentos fixos não residenciais. As importações, que são deduzidas no cálculo do PIB, também cresceram”, informa a nota oficial do Bureau.

O PIB em dólares correntes aumentou 5,2% a uma taxa anual, ou 360 bilhões de dólares, no segundo trimestre, atingindo um nível de 28,63 trilhões de dólares. No primeiro trimestre, o PIB havia aumentado 4,5%, ou 312,2 bilhões de dólares.

Continua após a publicidade

Dados de inflação e seguro-desemprego dos EUA também foram divulgados

Nesta manhã, foram divulgados novos dados sobre a inflação nos Estados Unidos. O índice de preços de consumo pessoal (PCE), excluindo alimentos e energia, subiu 2,9% no segundo trimestre, superando a previsão de 2,7%, mas ficando abaixo do aumento de 3,7% registrado no trimestre anterior. O índice geral de preços do PCE aumentou 2,6%, comparado a 3,4% no trimestre anterior.

O Departamento de Trabalho, por sua vez, revelou que os pedidos iniciais de seguro-desemprego na semana passada totalizaram 235 mil, um número inferior às estimativas de 237 mil e também abaixo do dado revisado anteriormente de 245 mil (anteriormente 243 mil). O número de solicitações contínuas foi de 1,851 milhão, menor do que o número anterior de 1,860 milhão.

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.