Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

PIB da China desacelera para 4,7% no 2º trimestre, abaixo do previsto

Mercado financeiro esperava que a economia do gigante asiático crescesse 5,1% na comparação com o mesmo período do ano passado

Por Da Redação Atualizado em 15 jul 2024, 08h44 - Publicado em 15 jul 2024, 08h40

A economia da China registrou crescimento de 4,7% no segundo trimestre de 2024 ante o mesmo período do ano passado. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira, 15, pelo NBS, o escritório nacional de estatísticas do país. O dado traz sinais de atenção para o mercado: o primeiro é que o ritmo está abaixo do esperado, de 5,1%. O segundo é que mostra uma importante desaceleração, já que no 1º trimestre o PIB chinês avançou 5,3% na comparação anualizada.

Segunda maior economia do mundo, a China é um importante mercado consumidor global. No caso do Brasil, por exemplo, é o maior comprador de produtos produzidos por aqui. Logo, dados de desaceleração na China acendem alertas.

O NBS atribuiu o crescimento mais fraco a fatores clima extremo e inundações, mas disse que também há desafios crescentes, especialmente devido à demanda insuficiente e ao fluxo econômico doméstico instável.

Na comparação trimestral, a China expandiu 0,7% no segundo trimestre, ante projeções de evolução de 1,1%. O crescimento nos três meses anteriores foi de 1,5%, em dado revisado para baixo.

Continua após a publicidade

E como ficaram as vendas no país?

Outro dado da China divulgado nesta segunda-feira, e que  veio abaixo das projeções, foi o das vendas no varejo. O volume subiu 2% em relação ao mesmo mês de 2023, ante estimativa de 3,3%.

Já o crescimento anual da produção industrial em junho surpreendeu para cima, com alta de 5,3%.

A taxa de desemprego urbano no país ficou em 5,1% no primeiro semestre de 2024, o que representou uma queda de 0,2 ponto percentual em relação ao mesmo período do ano passado.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.