Petróleo cai mais de 6% após retaliação da China contra tarifas dos EUA
O barril do tipo Brent recua quase 7% nesta manhã

Os preços do petróleo registraram uma queda acentuada nesta sexta-feira, 4, pressionados pela escalada na disputa comercial entre Estados Unidos e China. Durante esta manhã, o barril do tipo Brent recua 6,97%, para US$ 65,25, enquanto o WTI cai 7,68%, a US$ 61,81 — o menor patamar desde 2021.
A reação dos mercados veio após a China anunciar tarifas extras de 34% sobre produtos americanos, em resposta às tarifas de igual valor adotadas pelo presidente Donald Trump no início da semana.
Nos Estados Unidos, as tarifas sobre exportações chinesas devem ultrapassar os 60%, somando as tarifas “recíprocas” de 34% mais as tarifas já existentes. O governo chinês chamou a medida americana de “uma típica ação de intimidação unilateral” e disse que contestará a decisão na Organização Mundial do Comércio (OMC).
O temor agora é que o agravamento da guerra comercial comprometa o crescimento global. Em março, a OCDE cortou sua projeção de expansão da economia mundial para 3,1% em 2025, ante os 3,3% estimados em dezembro. Segundo a entidade, as tarifas impostas por Donald Trump devem pesar especialmente sobre os Estados Unidos. A expectativa é que o país cresça 2,2% neste ano e desacelere ainda mais em 2026, para 1,6% — abaixo das previsões anteriores de 2,4% e 2,1%, respectivamente.