ASSINE VEJA NEGÓCIOS

Para frear alta do petróleo, Opep+ decide aumentar o limite de produção

Cartel que controla a oferta da commodity firma acordo para retirar aos poucos as restrições impostas em 2020; preço do barril deve cair

Por Felipe Mendes Atualizado em 19 jul 2021, 19h36 - Publicado em 18 jul 2021, 16h44

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo e seus aliados (Opep+) decidiu em reunião virtual realizada neste domingo, 18, demover parte das restrições impostas à produção da commodity no mundo. Segundo comunicado, a produção de petróleo do cartel aumentará 400.000 barris por dia a cada mês a partir de agosto até que sejam zeradas todas as restrições impostas no último ano.

Em 2020, devido ao choque de demanda provocado pela pandemia de Covid-19, os valores do barril sucumbiram. Os países que integram o cartel, então, decidiram agir e cortaram substancialmente a produção de petróleo para se protegerem das perdas. Este ano, com a retomada da economia mundo afora, o efeito foi o contrário, com o barril de petróleo ultrapassando os 70 dólares por barril, maior patamar dos últimos anos. Atualmente, os membros da Opep+ mantêm 5,8 milhões de barris por dia de produção fora do mercado.

Com o acordo, a tendência é que a alta de preço do barril de petróleo vista nos últimos meses se arrefeça e que isso favoreça a retomada da economia. “Estamos felizes com o acordo”, disse o ministro de Energia dos Emirados Árabes Unidos, Suhail bin Mohammed al-Mazroui, em uma coletiva de imprensa — o país travou uma queda de braço com a Arábia Saudita em relação aos termos do acordo. No decorrer da última semana, a iminência do anúncio fez que com que o preço do petróleo despencasse. O barril do tipo Brent, usado como referência pela Petrobras, caiu 2,6%, enquanto o WTI, retirado de poços do Texas, retrocedeu 3,7%.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Veja Negócios impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.