Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Panco celebra crescimento de dois dígitos e planeja expansão

Linha de pães artesanais e um novo sabor de panetone estão entre os lançamentos feitos pela empresa

Por Camila Pati Atualizado em 2 dez 2024, 17h41 - Publicado em 2 dez 2024, 16h33

Com 75 milhões de unidades vendidas em 2023 e um faturamento de 900 milhões de reais, o cenário é promissor para o mercado de pães artesanais no Brasil,  segundo mostram os dados da Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (Abimapi). De olho nesse segmento, a Panco lançou a linha Artesanale em setembro, e nos últimos meses vem conquistando o mercado com três opções de sabores Original, Integral, com 35% de integralidade; além do inédito Alecrim & Azeite, uma inovação da marca, que é líder na fabricação de pães e bolos.

Os resultados de negócios têm sido promissores para a empresa em todos os segmentos. Embora não divulgue o número exato, a Panco terá um crescimento de dois dígitos em 2024. “Foi um ano muito bom para a empresa”, diz Vinicius Paonessa Germano, diretor de marketing e trade marketing da Panco.

Com a nova linha artesanal, a empresa conquistou 2,5% de share de mercado nos últimos dois meses e colocou os produtos em quase todos os pontos de vendas da Panco. E nos locais em que estão presentes os produtos da nova linha chegam a 4,2% de market share, o que indica, segundo Germano, que, à medida em que for expandindo a disponibilidade no mercado, o crescimento será ainda maior. 

A eficiência logística e a capilaridade são umas das principais fortalezas da Panco, que completou 72 anos de atuação em 2024, com seis fábricas e 19 centros de distribuição. “A gente atende quase 35 mil pontos de venda entre São Paulo e Rio de Janeiro e conseguimos uma excelente cobertura desses produtos”, diz Germano. “A gente costuma dizer que os pães saem da fábrica e em 48 horas estão na mesa do consumidor”, afirma.

De acordo com ele, os consumidores quiseram experimentar os três sabores da linha, mas o volume de vendas do sabor de Alecrim & Azeite, no entanto, superou as expectativas, diz o executivo. “Foi um produto que a gente arriscou e quis desafiar o consumidor e o mercado com uma novidade. A gente imaginava 20% das vendas da linha artesanal  para esse sabor e ele já está tendo quase 40%”, comemora Germano.

Continua após a publicidade

A inovação é uma das principais armas que a empresa tem utilizado para manter seu protagonismo, diz Germano. “A Panco é uma das principais inovadoras no mercado de bens de consumo. É importante para oxigenar, trazer experimentação de novos sabores pelo consumidor e também para a marca ganhar novos consumidores”, diz.

Todos os anos a empresa faz novos lançamentos. Além da linha artesanal, a Panco fez um lançamento sazonal de wafer sabor jabuticaba. “Foi um sucesso tal qual foi o wafer sabor melancia que foi feito no ano passado”, compara o executivo. Para o Natal, a novidade desta temporada é o panetone de damasco, doce de leite e castanha. “ Todo ano, lançamos novos sabores de panetone”, diz. Segundo ele, o combo de pães artesanais e o novo sabor de panetone responderam pelos principais investimentos da marca em 2024.

Para 2025, Germano prevê que a empresa siga na toada de novidades, crescimento e expansão territorial. “ Não vou dar spoilers, mas a gente tem, por exemplo, a linha de bolos família, que temos uma liderança consolidada e de bolos monoporção, que a gente vê oportunidades de trazer novos sabores, novas ocasiões de consumo dentro dessas categorias”, diz. Além disso, a empresa também planeja melhorar a oferta de pães de mel e conquistar mais espaço no mercado de biscoitos e rosquinhas.

Com uma concentração quase que total no eixo São Paulo e Rio de Janeiro, a Panco planeja ampliar a participação em outros estados, principalmente no centro-oeste e no sul do país. “Isso já é uma alavanca de crescimento super importante e relevante para nós”, afirma. A empresa já tem uma operação no Paraná e também em Minas Gerais. “Entre as oportunidades que estamos estudando está o fortalecimento dos nossos distribuidores nessas regiões, além de começar um trabalho de fortalecimento da marca”, diz.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.