Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Pagamentos com cartões devem atingir R$ 2 trilhões em 2019

Segundo a empresa, os pagamentos sem cartões presenciais representam um terço das 14 bilhões de transações eletrônicas de pagamento no país

O mercado de pagamentos eletrônicos deve crescer 400 bilhões de reais no país em 2019. Essa é a estimativa da Mastercard, líder do segmento no país. Neste ano, o valor das transações deve chegar a 1,6 trilhão de reais e a expectativa para o ano que vem é movimentar 2 trilhões de reais, afirmou o presidente da empresa do Brasil, João Paro Neto, nesta quinta-feira, 6. 

A empresa é líder de mercado no segmento de crédito e débito e projeta expansão no mercado de pagamentos sem cartão, tanto nas carteiras digitais quanto no uso de contactless, no qual o pagamento é feito por aproximação de cartão, celular, relógios e outros acessórios.

Segundo o executivo, os pagamentos sem cartões presenciais representam um terço das 14 bilhões de transações eletrônicas de pagamento no país.

Para crescer nesse setor, a empresa afirma apostar em relação com os varejistas para popularizar esse meio de pagamento e também com os emissores de cartões, tanto bancos quanto fintechs, para que essa opção chegue ao consumidor.

Outro setor que está na mira para a difusão desses meios de pagamento é o de transportes.  Segundo Paro Neto, a empresa deve expandir o pagamento de aproximação para empresas de transportes públicos em 2019.

Atualmente, a Mastercard opera no setor de transportes públicos em Jundiaí, Belo Horizonte, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Brasília.  Nessas cidades, é possível pagar a passagem de ônibus ou trem com a aproximação do cartão de crédito.