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Os possíveis impactos da suspensão do X no Brasil

Medida foi tomada pelo ministro do STF Alexandre de Moraes, após falta de representante legal da plataforma no Brasil

Por Leticia Yamakami Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 4 set 2024, 12h46 - Publicado em 30 ago 2024, 19h45

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes  determinou nesta sexta-feira, 30, a suspensão imediata da rede X (antigo Twitter) em todo o Brasil. Além disso, há ordens para a interrupção do uso de aplicativos de VPNs que contornam o bloqueio, com multas de até 50 mil reais para ambas pessoas jurídicas e físicas caso tentem burlar a suspensão.

Na última quarta, Moraes havia dado um prazo de 24 horas para que o empresário Elon Musk, dono da rede, nomeasse um representante legal para a plataforma no Brasil. A medida foi tomada após o fechamento do escritório da empresa no país e o desligamento de cerca de quarenta funcionários. Segundo a legislação brasileira, uma empresa não pode atuar no país sem um representante legal, uma vez que a Justiça precisa ter a quem se dirigir em caso de intimações, por exemplo. Musk não cumpriu a decisão e desafiou o ministro.

O X/Twitter é uma das mídias sociais mais utilizadas para a divulgação e a comunicação dos indivíduos, com mais de 22 milhões de usuários ativos no Brasil, a quarta maior base de usuários do mundo. Além de ser uma plataforma utilizada por quem trabalha com negócios online, como o marketing digital, é um meio de engajamento de produtores de conteúdo e influenciadores.

A rede é crucial para divulgação de campanhas publicitárias, lançamentos de produtos e a interação direta com o público-alvo, que permite que todos esses processos sejam feitos de maneira rápida e eficaz. Para esse nicho, a queda do X/Twitter significa uma mudança drástica em suas formas de trabalho. De acordo com dados analisados pela Forbes Brasil, a rede teve uma receita publicitária global de 2,5 bilhões de dólares em 2023. Seu papel no mercado brasileiro ganhou destaque devido aos cenários inovadores aproveitados para o desenvolvimento da publicidade digital, como a criação de ambientes de conversas entre pessoas e marcas.

O banimento também pode afetar a disseminação de informações e notícias, que ocorrem de maneira veloz e mais acessível graças ao aplicativo. Durante eventos ao vivo, como partidas de futebol, a rede social se transforma em um grande fórum público onde são compartilhados comentários e reações dos usuários em tempo real, fazendo algo se tornar um trending topic em minutos. Esse tipo de engajamento é essencial para emissoras de TV e diversos anunciantes, pois funciona quase como um feedback instantâneo.

Segundo especialistas da área de publicidade no Brasil, o X/Twitter é um meio ágil com que os anunciantes se conectam com audiências específicas de maneira autêntica e contextual, aumentando a visibilidade e a relevância das suas mensagens. A perda definitiva desse canal exigiria uma rápida adaptação e busca por outras alternativas para continuar atingindo a massa populacional com a mesma eficácia.

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