Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Os fatores fora de campo que tornaram amarga a vitória do Brasil

Dia foi de grande volatilidade e baixa liquidez para o Ibovespa com sinalizações ruins vindas da China e temores com a PEC da Transição

Por Luana Zanobia Atualizado em 28 nov 2022, 20h12 - Publicado em 28 nov 2022, 19h02

A animação toma conta dos brasileiros nesta segunda-feira, 28, após mais uma vitória do Brasil na Copa do Mundo, mas o Ibovespa não trouxe muitos motivos para comemorar. A bolsa brasileira inicia a semana com queda de 0,18%, aos 108,7 mil pontos, em mais um dia de grande volatilidade com a volta das políticas restritivas (de Covid Zero) na China. Apesar do dia ruim para o Ibovespa, o dólar voltou a cair após uma semana de alta valorização diante o real, encerrando o dia com queda de 0,81%, cotado a 5,36 reais.

O mercado já precificava alta volatilidade no dia de hoje devido ao jogo da Copa do Mundo, que aconteceu no início da tarde, às 13h, contra a Suíça. “A Copa é um dos motivos de baixa liquidez do mercado, mas outro aspecto dessa baixa é a precificação nas curvas de juros, com o mercado prevendo um subida de 14,75% a 15% na Selic no próximo ano”, diz Jansen Costa, sócio fundador da Fatorial Investimentos. Apesar das incertezas no cenário doméstico, foi o cenário externo que acabou influenciando as movimentações. A China enfrenta a pior onda de contaminações desde o início da pandemia e a política de Covid Zero tem causado protestos de parte da população. Com a volta dos lockdowns no país, a negociação do petróleo Brent já acumula queda de 4% nos últimos sete dias.  Apesar da queda do petróleo, Petrobras foi um dos destaques do dia entre as maiores altas do Ibovespa, e as empresas de varejo foram as que amargaram as maiores queda após o desempenho fraco da Black Friday.

No Brasil, o mercado segue alerta com a PEC da Transição, que também vem sendo chamada de PEC Fura-Teto ou, como prefere o novo governo, de PEC do Bolsa Família, que prevê um gasto extrateto de 175 bilhões de reais para acomodar as promessas de campanha do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, como o Bolsa Família no valor de 600 reais e o bônus de 150 reais para famílias com crianças de até 6 anos de idade. O mercado aguarda a decisão de Lula sobre a proposta e o anúncio dos integrantes do governo, como o esperado nome que deve comandar o Ministério da Fazenda em seu governo. “O dólar opera mais fraco hoje com esperança de investidores de que PEC tenha fim ainda nesta semana, e que nomes sejam divulgados da equipe econômica do novo governo”, diz Rodrigo Cohen, analista de investimentos e cofundador da Escola de Investimentos.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.