Operadora permite que cliente ‘doe’ internet para amigo
Os clientes pré-pagos Vivo Turbo e de planos Controle podem pedir e enviar franquia
Já é possível receber ‘doação de internet’ dos amigos quando seu plano de dados termina antes do prazo. A Vivo lançou nesta quinta-feira a função de internet compartilhada, que permite tanto pedir quando enviar 4G.
A funcionalidade só pode ser usada por clientes dos planos Controle ou Vivo Turbo. O cliente que ficou sem internet só pode fazer um pedido de doação para até para cinco amigos. Do outro lado, a pessoa recebe um SMS com o pedido e pode autorizar ou não o envio de dados. Não é possível doar menos de 50MB.
Os pedidos devem ser feitos pelo aplicativo Meu Vivo (ou acessar o site). Usuários do plano Vivo Turbo de 7,99 reais por semana não podem doar, apenas receber.
Com a doação, o usuário consegue realizar tarefas simples. “Ele pode ficar conectado no WhatsApp, mandar uma foto, pedir um táxi, coisas do dia a dia. Mas não é para uso intensivo”, afirmou o vice-presidente B2C da Vivo, Marcio Fabbris.
Também é possível doar uma parte do pacote de dados mesmo que ninguém envie uma solicitação. No Meu Vivo há a opção “compartilhe a internet com amigos”. É necessário informar o número de telefone de quem vai receber o 4G e selecionar a quantidade a ser enviada. O histórico de compartilhamento também fica disponível na plataforma.
O conceito de compartilhamento da franquia de celular é inédita no Brasil. “Procuramos referências no mundo inteiro e não encontramos. Antes tínhamos apenas o Plano Família, você compra e indica quantos dependentes têm na linha e a quantidade de internet para cada um. É como uma embalagem tamanho família que você distribuí”, explicou Fabbris.
A ideia surgiu após pesquisa para entender como os clientes da Vivo se relacionam com o mundo digital. “O conceito de economia de compartilhamento estava emergindo e surgindo forte. Porque não compartilhar a internet?”, questiona o executivo.
O 4G recebido dos amigos tem de ser utilizado até as 23:59 do dia seguinte. Depois, ela expira.