Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Ônibus é o transporte favorito dos viajantes brasileiros, aponta pesquisa do Google

74% dos turistas do país utilizam os ônibus como principal meio de transporte para viagens

Por Leticia Yamakami Atualizado em 8 nov 2024, 15h15 - Publicado em 7 nov 2024, 17h14

Um recente estudo do Google revelou que as buscas pelo turismo tiveram uma alta de 35% entre 2019 e 2024 no Brasil. A pesquisa mostra que o ônibus é o meio de transporte mais utilizado pelos brasileiros para viajar. 74% dos respondentes o têm como principal forma de locomoção, superando os que usam carro próprio, que representam 44%, e o avião, que são 32%. A pesquisa foi apresentada com exclusividade para o encontro de imprensa da ClickBus, plataforma de passagens de ônibus de viagem.

De acordo com o levantamento, as viagens de ônibus são mais frequentes entre as classes C e os jovens adultos, apesar de também serem utilizadas, em menor escala, pelos demais grupos populacionais. A classe AB também demonstra uma alta frequência, com mais de 60% usando o ônibus para viajar no mínimo quatro vezes ao ano. Mesmo para quem acaba optando por outro transporte, o ônibus sempre é considerado. Antes de decidir viajar de carro próprio, 81% dos entrevistados pensavam em ir de ônibus — o mesmo aconteceu com 75% dos que acabaram alugando carros e 58% dos que viajaram de avião.

Alta frequência das viagens

O estudo aponta que cerca de metade dos brasileiros que já viajaram de ônibus declaram que continuarão utilizando esse meio. Outro destaque são os 45% dos jovens adultos que viajam de ônibus pelo menos quatro vezes ao ano. Para Daiane Dunka, diretora da Indústria de Viagem do Google Brasil, o ônibus se consolida como o “coringa” do turismo brasileiro, já que é uma alternativa viável, econômica e acessível. “O ônibus se mantém como uma das melhores escolhas para quem deseja viajar com conforto e segurança, sem abrir mão da flexibilidade”, diz.

Além disso, 61% dos turistas do país declararam comprar suas passagens na semana da viagem, com uma parcela significativa, 13%, que compra no próprio dia. “Esse comportamento reflete o quão prático é viajar de ônibus, permitindo decisões de última hora”, diz Dunka. O comércio digital de passagens rodoviárias é uma tendência crescente: entre 30% e 35% das compras já ocorrem de maneira online e a Clickbus comercializa mais de 2 bilhões de reais em passagens ao ano. Phillip Klien, CEO da plataforma, explica que os novos métodos de compra online são fundamentais para impulsionar o setor. “O mercado digital se expande à medida que os consumidores buscam mais conveniência e economia”.

Continua após a publicidade

As principais vantagens

Os brasileiros destacam a comodidade e o custo-benefício como os principais atrativos ao escolherem esse tipo de locomoção. 39% preferem não dirigir, 34% escolhem dormir durante a viagem e 32% sentem-se mais seguros em se transportarem com um profissional ao volante. O ônibus também é visto como a forma mais econômica de viajar, com 29% dos respondentes afirmando essa percepção. O conforto também é uma prioridade: os passageiros valorizam o bom estado dos veículos, com ar-condicionado funcionando e banheiros limpos. Quando se trata de segurança, 53% dos entrevistados apontam a boa manutenção como principal aspecto de confiança.

Segundo o Google, o aumento das viagens de ônibus está alinhado ao crescimento das viagens para o interior do Brasil, que registraram um salto de 146% entre 2019 e 2023. No momento, 89% delas têm esses destinos. Outro fator que impulsiona a demanda desse setor é a possibilidade de pacotes combinados com hospedagem. Cerca de 81% dos viajantes de ônibus ressaltam que têm interesse em obter descontos em hospedagem ao adquirir suas passagens, enquanto 83% demonstram interesse em pacotes com condições especiais.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.