O plano da Apple para diminuir a dependência chinesa no iPhone
Nova geração do smartphone deve ser produzida também na Índia; ideia é evitar choques como lockdowns e tensão entre China e EUA
A Apple planeja começar a fabricar o iPhone 14 na Índia cerca de dois meses após o lançamento inicial do produto na China. Segundo a agência de notícias Bloomberg, a empresa vem trabalhando com fornecedores para aumentar a fabricação na Índia e diminuir o atraso na produção do novo iPhone dos típicos seis a nove meses para lançamentos anteriores, segundo pessoas familiarizadas com o assunto.
A Apple, que vem fabricando a maioria de seus iPhones na China, está buscando alternativas enquanto o governo de Xi Jinping entra em conflito com o governo dos Estados Unidos e impõe bloqueios sanitários em todo o país que interromperam a atividade econômica.
A Foxconn Technology Group, principal fabricante terceirizada de iPhones, estudou o processo de envio de componentes da China e montagem do dispositivo iPhone 14 em sua fábrica nos arredores da cidade de Chennai, no sul da Índia, apurou a Bloomberg. Porém, as empresas desistiram do plano e farão o envio dos componentes depois. Os primeiros iPhones 14 da Índia provavelmente serão concluídos no final de outubro ou novembro, após o lançamento inicial de setembro.
O plano da Apple é lançar o iPhone no dia 7 de setembro e, provavelmente na semana seguinte, começar a vender a nova geração do smartphone.
Índia
Corresponder ao ritmo de produção do iPhone na China será um marco importante para a Índia, que vem se colocando como alternativa em um momento em que os bloqueios da Covid e as sanções dos EUA colocam em risco a posição da China como “fábrica do mundo”.
Os parceiros da Apple começaram a produzir iPhones na Índia em 2017, o início de um esforço de um ano para construir capacidades de fabricação no país. Além de oferecer apoio às suas operações existentes, o país de 1,4 bilhão de habitantes é um mercado consumidor promissor e o governo de Narendra Modi ofereceu incentivos financeiros para a produção de tecnologia sob seu programa Make in India.