Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

O pedido da geração Z para o novo governo

Jovens entre 18 e 26 anos citam investimento em educação e saúde como prioridades

Por Luana Zanobia 21 fev 2023, 17h31

Investir no sistema educacional e em melhores serviços de saúde pública devem ser as prioridades do novo governo para promover a recuperação econômica nos próximos dois anos, revela estudo encomendado pela Dell Technologies. O investimento nessas áreas foi citado por 64% e 57% dos jovens brasileiros entre 18 e 26 anos, respectivamente.

Para 79% dos jovens da geração Z, só será possível obter recuperação da economia se o governo direcionar os esforços para aprimorar os serviços de saúde pública. Por outro lado, apenas 22% deles afirmam ter total ou alta confiança que o governo será capaz de recuperar a economia e gerar crescimento econômico nos próximos 10 anos. Já 49% afirmam ter baixa ou nenhuma confiança – sendo o Brasil, dentre todos os 15 países consultados na pesquisa, com o maior nível de desconfiança nesse aspecto.

O estudo também buscou identificar o grau de confiança da nova geração no governo e em empresas privadas, e apenas uma pequena parcela, cerca de 10%, confiam mais nas instituições públicas do que no setor privado, contra 18% que dizem o oposto. Já 20% dizem não confiar em nenhuma delas. A maioria, 45% deles, considera que tanto o governo como as empresas devem trabalhar em conjunto e se responsabilizar mutuamente sobre suas ações.

Segundo Bruno Assaf, diretor para setor público da fabricante de fabricante de computadores Dell, o intuito do estudo foi capturar as opiniões e os sentimentos da geração Z, que terá papel importante na formação da sociedade nos próximos anos. “À medida que os jovens dessa geração amadurecem e se tornam futuros líderes, consumidores, trabalhadores e eleitores, suas opiniões serão incrivelmente relevantes, às quais os governantes precisam levar a sério se querem atender os anseios dessa parcela importante da população,” diz.

A pesquisa foi realizada entre os meses de julho e agosto de 2022, em 15 países, incluindo o Brasil. O estudo contou com um total de 15.105 respondentes adultos da geração Z, entre 18 e 26 anos. No Brasil, o levantamento ouviu 1.021 pessoas.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.