ASSINE VEJA NEGÓCIOS

O papel da filha de Putin para tentar aliviar a situação da economia russa

Katerina Tikhonova ganha papel de destaque no lobby empresarial mais poderoso do país

Por Renan Monteiro 14 jul 2022, 11h03

O presidente da Rússia, Vladmir Putin, mais uma vez, ressalta o caráter pessoal na Guerra na Ucrânia. Katerina Tikhonova, filha de Putin, recebeu um importante papel no governo para ajudar na recuperação econômica do país, abalado com as sanções internacionais. Segundo o grupo de mídia russo RBC, Tikhonova foi nomeada co-presidente do conselho que coordena a política de substituição de importações na União Russa de Industriais e Empresários (RSPP), principal organização no setor. 

É a primeira vez que a filha de Putin assume um papel de tal magnitude política e impacto economico. Além de ex-dançarina acrobática, Tikhonova tem vasta trajetória acadêmica, sendo uma das principais executivas da empresa Innopraktika, uma subdivisão da Universidade Estadual de Moscou, com foco em inovação e apoio de startups nacionais. 

O papel de destaque no lobby empresarial mais poderoso do país, vem acompanhado de uma intenção máxima de Putin. A substituição de bens e serviços estrangeiros por alternativas domésticas são defendidas pelo governo desde as primeiras sanções ocidentais com a anexação da Crimeia, em 2014. Já as fortes sanções neste ano, inclusive no nível pessoal, obrigaram o governo a impulsionar a política de substituição de importações.

Em consequência da guerra na Ucrânia, iniciada pelo governo russo, a relação comercial com as grandes economias ocidentais está anulada no longo-prazo, sem previsões para uma trégua. Agora com membros da família de Putin, a política de priorizar a produção nacional, vem acompanhada do estreitamento das relações comerciais com países asiáticos.  Inclusive, há também novas perspectivas para a América do Sul. Na última segunda, 11, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que o Brasil pode receber, em até 60 dias, óleo diesel vindo da Rússia.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

ABRILDAY

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 2,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Veja Negócios impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
A partir de 9,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$35,88, equivalente a 2,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.