ASSINE VEJA NEGÓCIOS

O golpe de Putin contra os bilionários russos

Presidente assinou emendas legais que exigem que as empresas russas excluam a negociação de suas ações das bolsas de valores do exterior

Por Luana Zanobia Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 20 abr 2022, 20h19 - Publicado em 20 abr 2022, 16h02

Penalizados com uma série de sanções financeiras por consequência da ofensiva à Ucrânia, os russos são alvo de um novo golpe, mas agora do próprio presidente. Nos últimos dias, Vladimir Putin lançou mão de uma cartada bastante controversa que afeta diretamente os bilionários russos, muitos deles aliados do governo. Há poucos dias atrás, Putin assinou emendas legais que exigem que as empresas russas excluam a negociação de suas ações das bolsas de valores do exterior, de acordo com a Bloomberg.

Com a medida, as empresas terão o prazo de dez dias para deixarem a oferta de suas ações nesses mercados e serão forçadas a reconfigurar a estrutura acionária de suas empresas. Vladimir Lisin, presidente da Novolipetsk Steel, e Alexey Mordashov, presidente da OAO Severstal, empresários do setor de aço, são alguns dos bilionários afetadas com a medida.

Os certificados de depósito de empresas russas – ações negociadas no exterior que pagam em moeda estrangeira – terão de ser negociados na bolsa russa. A moeda russa acumula uma desvalorização de mais de 30% desde o início da guerra.

A medida afeta apenas as empresas listadas na bolsa de Moscou que negociam suas ações por meio de certificados de depósito em bolsas do exterior, o que não engloba as empresas russas que realizaram suas listagens (IPO) no exterior. As aberturas de capitais de empresas russas no exterior somavam 17 bilhões de dólares somente em 2007, mas caíram para 6 bilhões de dólares, volume total distribuído ao longo dos últimos nove anos, desde a anexação da Crimeia pela Rússia em 2014, segundo dados da Bloomberg.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Veja Negócios impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.