Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

O Brasil do futuro começa hoje

Transição energética e desenvolvimento sustentável estão no centro da estratégia da Cosan

Por Abril Branded Content
Atualizado em 30 ago 2024, 12h59 - Publicado em 30 ago 2024, 09h00

Num contexto em que gestores globais têm afirmado publicamente em palestras, artigos e eventos que o Brasil será a bola da vez em termos de atração de investimentos e de desenvolvimento sustentável, empresas nacionais já estão consolidadas nesse novo cenário estratégico, criando um ambiente favorável para negócios e geração de emprego, de renda e de oportunidades no país.

Uma empresa que investe em empresas: é assim que a Cosan assume um papel de destaque, uma vez que possui ativos posicionados em setores essenciais da economia brasileira, promovendo aumento da eficiência e competitividade dos produtos nacionais. Ela investe, de maneira responsável, em ativos irreplicáveis e que impulsionam o desenvolvimento da sociedade por meio de relações sustentáveis e duradouras.

Em linhas gerais, a Cosan não deixa para amanhã o que pode ser feito hoje, no Brasil, em relação à sua biodiversidade, às suas muitas fontes de energia e ao vigor do seu agronegócio. A companhia gera emprego e renda com mentalidade empreendedora e inovadora, com investimentos transformados em oportunidades, geração de empregos e ações que impactam positivamente o dia a dia das pessoas de diferentes maneiras, ajudando o país a se desenvolver. 

 

Ricardo Lewin, vice-presidente de portfólio e desenvolvimento de negócios da Cosan
(Ricardo Lewin, vice-presidente de portfólio e desenvolvimento de negócios da Cosan/Divulgação)

“Não esperamos o Brasil ser a bola da vez. A Cosan faz o Brasil ser a bola da vez porque acredita que o país tem oportunidades de geração de valor em infraestrutura, transição energética e agricultura. Investimos em setores que trazem vantagens competitivas para o nosso país”

Ricardo Lewin, vice-presidente de portfólio e desenvolvimento de negócios da Cosan

 

Cultura única

Ancorada em um modelo de gestão próprio e em uma cultura empresarial única e empreendedora, a Cosan impulsiona pessoas e negócios em direção ao seu máximo potencial, integrando práticas sustentáveis, éticas e transparentes. Por meio da combinação de talentos com excelência operacional, de governança robusta e de execução ágil com responsabilidade, promove investimentos assertivos, reforçando seu papel como investidora de referência em todos os seus negócios.

Continua após a publicidade

Segundo Lewin, o diferencial da empresa é seu modelo de gestão. A Cosan conseguiu montar equipes e reter talentos com capacidade para planejar e executar grandes investimentos em setores estratégicos para o país. Com investimentos entre 15 bilhões e 20 bilhões de reais por ano, a empresa aposta na união da capacidade financeira com a intelectual, o que garante a alta execução dos projetos. 

“Muitas vezes você tem a capacidade financeira, mas não tem a capacidade operacional e intelectual para fazer investimentos. A Cosan tem tudo isso. O nosso Ebitda de ativos sob gestão cresceu mais de três vezes nos últimos 15 anos: tínhamos menos de 10 bilhões de reais, e hoje temos quase 30 bilhões de reais. Isso tudo demostra a nossa capacidade de execução e de geração de valor”, afirma Lewin.

Potencial do país

Os resultados obtidos ajudam a manter o Brasil como um país estratégico e necessário no cenário de negócios mundial, garantindo competitividade aos produtos nacionais. A Cosan está presente nos principais setores em que somos apontados como referência mundial e com amplas possibilidades de crescimento.

Continua após a publicidade

“O Brasil tem um potencial enorme de crescer mais rápido do que outros países na produção agrícola e de avançar, simultaneamente, no mundo da bioenergia, algo que já fazemos há 50 anos. Entendo que o agronegócio continuará avançando por meio de sistemas integrados de alimentos e energia que geram empregos e um PIB diferenciado”, diz o professor Marcos Jank, do Insper.

Para Adriano Pires, sócio-diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE), o Brasil já é um dos principais países que garantem a segurança alimentar do mundo. “E a gente também tem tudo para garantir a segurança energética, com energia limpa”, diz. Como exemplo, ele cita a bem-sucedida experiência brasileira na matriz de transportes: Temos visto cada vez mais o crescimento da participação do etanol, do biodiesel, dos carros elétricos, do biometano (gás oriundo do biogás), do GNV e GNL. O Brasil tem tudo para ser o país que estará mais bem preparado para o que mundo precisa, que é produzir com energia limpa.”

Portfólio, alavancagem e disciplina 

A Cosan segue amadurecendo seu portfólio diverso e resiliente, comprando e vendendo participação em empresas e ativos. Foi assim com a Raízen, que, após maturar seu modelo de negócio, realizou a abertura do seu capital. 

Continua após a publicidade

A companhia foca a alocação responsável de capital, sempre atenta aos níveis de alavancagem, principalmente no atual cenário de taxas de juros mais elevadas. “Temos muita disciplina com relação à nossa estrutura de capital e ao nosso fluxo de caixa”, reforça Lewin.

Hoje, fazem parte do portfólio da Cosan: a Raízen, referência em distribuição de combustíveis nos postos com a marca Shell e no desenvolvimento e produção de açúcar, bioenergia, biocombustíveis e soluções renováveis para a transição energética; a Compass, que investe na infraestrutura e a desenvolve para a ampla distribuição de gás natural para o mercado brasileiro; a Rumo, empresa que, a partir da eficiência logística da ferrovia e do investimento em tecnologia, conecta as regiões produtoras agrícolas brasileiras aos principais portos de exportação do país; a Radar, que, por meio da gestão de terras, contribui para o desenvolvimento do agronegócio brasileiro e para a preservação florestal em áreas de reservas legais; a Moove, produtora e distribuidora dos lubrificantes da marca Mobil, que assegura a sustentabilidade da cadeia de valor dos seus clientes; e a Vale, uma das maiores mineradoras do mundo e que produz minério de ferro de alto grau de pureza e metais-base fundamentais para a transição energética.

“Nós investimos em setores que são essenciais para o Brasil, com foco em eficiência e geração de valor para os nossos ativos. Na Rumo, aumentamos a competitividade dos produtores brasileiros de soja e milho com logística eficiente. Na Raízen, somos pioneiros e líderes na produção de etanol de segunda geração (E2G) em escala industrial. No gás, trazemos eficiência e garantia de segurança energética. São apenas alguns exemplos da nossa competitividade”, diz Lewin.

Nas empresas do portfólio da Cosan, os executivos têm autonomia para gerir os ativos, enquanto a Cosan exerce uma “influência construtiva”, na definição de Lewin, através do conselho e dos comitês próprios de governança e auditoria.

Continua após a publicidade
COSAN
(Cosan/Divulgação)

Sobre a Cosan 

A Cosan sempre buscou a liderança nos setores onde atua. A história do grupo começa com a cana-de-açúcar, em 1936, a partir da Usina Costa Pinto, em Piracicaba (SP). Desde então, os negócios foram se diversificando entre vários setores da economia brasileira, incluindo a produção e geração de energia limpa. Ou seja, é impossível falar de sustentabilidade e mudança de matriz de energia no Brasil sem citar o papel pioneiro da empresa. “Nós somos parte integrante da transição energética brasileira”, resume Lewin.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.