“O Brasil deveria discutir como crescer 5% ao ano”, diz Wesley Batista, da J&F
O empresário participou do fórum VEJA Brazil Insights, em Nova York, nesta terça-feira, 13

Wesley Batista, acionista controlador e conselheiro do grupo J&F e da empresa de alimentos JBS, disse que o “Brasil merecia e deveria estar discutindo como crescer 4% ou 5% ao ano”. O empresário avalia que não parece ruim crescer 2,5% ou 3%, como atualmente, mas que o Brasil tem potencial para muito mais. Ele observa, pelos negócios que sua empresa tem nos Estados Unidos que “o Brasil tem muita similaridade com a vocação americana” na economia, pelo perfil empreendedor e trabalhador da população e também pela capacidade dos empresários brasileiros de atuar em contexto de alta complexidade tributária e trabalhista.
Batista elogiou os esforços reformistas do atual governo e do anterior, citando especificamente a reforma da Previdência e a reforma tributária. Mas ele considera ser um problema a “taxa de juro real gigantesca no Brasil, gerando um déficit nominal” muito grande. Ainda assim, ele afirma que sempre foi e continua confiante e otimista com o futuro do país.
As declarações foram dadas no painel Presença Global das Companhias Brasileiras, que integra o VEJA Brazil Insights, fórum que reúne autoridades e empresários para debater oportunidades e desafios no cenário global, na tarde desta terça-feira, 13. Os outros debatedores do painel são Ricardo Faria, fundador e presidente da Global Eggs, e Fabio Carvalho, chairman do Grupo Abril.
O evento está sendo realizado na tarde desta nesta terça-feira, 13, no Hotel St. Regis, em Nova York, nos Estados Unidos. Os painéis contemplam temas de política, economia e direito internacional e suas consequências sobre o comércio, os investimentos e as relações do Brasil.
Entre as autoridades participantes do fórum estão Claudio Castro, governador do Rio de Janeiro, Hugo Motta, presidente da Câmara, e Luís Roberto Barroso, presidente do STF, que fez a palestra de abertura. Os painéis contam também com empresários como Luiz Carlos Trabuco, presidente do conselho de administração do Bradesco, entre outros.