Número de investidores em renda fixa aumenta 22% no 1º tri, segundo B3
Na renda variável, houve um aumento de 4% no número de investidores, mas uma redução de 1% no valor em custódia
O número de investidores individuais na B3, a bolsa de valores brasileira, aumentou em 22% na renda fixa e em 4% na renda variável no primeiro trimestre deste ano em comparação com o mesmo período de 2024. O valor em custódia na renda fixa cresceu 20%, passando de 2,16 trilhões para 2,95 trilhões de reais, enquanto na variável foi registrada uma pequena redução de 1%, passando de de 556,5 bilhões para 550 bilhões de reais.
Os investimentos no Tesouro Direto de Pessoas Físicas também aumentaram. O número de investidores passou de 2,3 milhões para 2,9 milhões no período, um crescimento de 13%, enquanto o valor em custódia passou de 130 bilhões para 151 bilhões de reais. O número de investidores em ações à vista permaneceu praticamente estável, com um leve aumento de 1%, enquanto o valor em custódia caiu 5%.
“Mesmo em meio ao ciclo de alta de juros no país, vemos que se mantém em crescimento o número de investidores em renda variável”, diz Felipe Paiva, diretor de Relacionamento com Clientes, Educação e Pessoa Física da B3. Com base nos dados de segmentação dos investidores na B3, é possível identificar que aqueles que utilizam plataformas digitais e buscam informações e ferramentas online para tomar suas decisões cresceram 3,9% na comparação entre o primeiro trimestre deste ano com o de 2024.
O perfil sofisticado, composto por pessoas que acompanham o dia a dia do mercado de capitais, operam com mais frequência e possuem carteiras diversificadas, atingiu um aumento de 4,5% no mesmo período. Já o grupo de day trader, que atua com base na estratégia de buscar ganhos a partir da variação de preço de determinada ação ou derivativos num mesmo dia, recuou 3,2%.
Psol aciona Nikolas na PGR após bolsonarista sugerir sequestro de Lula
Captura de Maduro: ministro da Defesa da Venezuela afirma que EUA mataram seguranças
Trump afirma que vice de Maduro coopera, mas número dois do chavismo exige libertação do presidente
Maduro buscou rota de fuga no Leste Europeu; Rússia e China recalculam apoio após ação dos EUA
A reação do filho de Nicolás Maduro à prisão dos pais







