Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Novos limites da internet banda larga já estão em vigor

A partir desta sexta-feira, as prestadoras deverão garantir mensalmente 70% da velocidade média mensal contratada pelos usuários e 30% da velocidade mínima obrigatória

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) destacou que novos limites mínimos de velocidade contratada pelos assinantes de bandas largas fixa e móvel começaram a valer nesta sexta-feira. As prestadoras deverão garantir mensalmente 70% da velocidade média mensal contratada pelos usuários e 30% da velocidade mínima obrigatória, a partir desta sexta. Até agora, valia o mínimo de 60% para a taxa de velocidade média e 20% para a taxa de velocidade mínima.

As metas foram estabelecidas nos regulamentos de Gestão da Qualidade dos serviços de Comunicação Multimídia (banda larga fixa) e Móvel Pessoal (banda larga móvel). Os primeiros resultados das medições feitas pela Anatel com as novas metas devem ser divulgados em dezembro deste ano.

Leia ainda: Nova faixa para rede 4G deve ser aprovada nesta 5ª

Na prática, por exemplo, no caso da contratação de um plano de 10 Mbps (megabit por segundo), a média mensal de velocidade deve ser de, no mínimo, 7 Mbps. A velocidade mínima, por sua vez, deve ser de 30%, ou seja, 3 Mbps. Com isso, caso a prestadora entregue apenas 30% da velocidade contratada por vários dias, terá de, no restante do mês, entregar uma velocidade alta ao usuário para atingir a meta mensal de 70%, destaca a Anatel.

Os novos limites que estão em vigor valem até novembro de 2014, quando serão ampliados. A taxa de transmissão média (download e upload) subirá para 80%. A taxa de transmissão mínima será ampliada para, no mínimo, 40% da taxa da velocidade contratada pelo assinante.

Leia também:

Cobertura 4G chegará a 72 cidades até o fim do ano, diz Vivo

(com Estadão Conteúdo)