ASSINE VEJA NEGÓCIOS

Novo logo do Twitter feito por usuários aposenta passarinho após 17 anos

A rede social de Elon Musk agora é representada por um "X"; a intenção do bilionário é escalar a rede a um superapp, nos moldes do WeChat

Por Larissa Quintino Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 24 jul 2023, 09h00

Os usuários do Twitter amanheceram nesta segunda-feira, 24, com uma mudança e tanto na rede social. Depois de 17 anos, o passarinho — logo da rede social — foi aposentado e trocado por um X estilizado. A ‘aposentadoria compulsória’ ocorreu apenas 24 horas depois do anúncio feito pelo bilionário Elon Musk, que comprou a rede semana passada, e mais uma das mudanças no serviço.

No final do sábado, Musk convidou seus 149 milhões de seguidores a sugerir um logotipo X, depois escolheu um dos designs e fez dele a nova identidade de marca da empresa no domingo. O X agora é o logotipo da página inicial da plataforma social, a foto do perfil de Musk e também parte das animações de carregamento. Segundo Musk, o novo logo não é definitivo. “Provavelmente mudará depois, certamente será refinado”, afirmou. 

A insígnia azul do Twitter é conhecida além dos limites da rede social: sites e aplicativos fornecem há anos ferramentas de compartilhamento para tweetar diretamente. A mudança abrupta ocorre quando o Twitter enfrenta declínio de publicidade e um novo rival: o Threads, da Meta, que acumulou 100 milhões de usuários em apenas cinco dias após seu lançamento, no começo deste mês. A estreia do Threads irritou Musk, que acusou oo novo serviço de Mark Zuckerberg de imitação — e motivou inclusive uma luta entre os dois bilionários, que realmente deve ocorrer em um octógono de UFC. 

Musk comprou o Twitter no ano passado e seus objetivos com a rede social mudaram bastante deste então. Inicialmente, o bilionário — que era heavy user do Twitter — afirmou que a intenção era  eliminar bots no serviço e preservar a liberdade de expressão. Desde então, ele falou sobre o Twitter como um acelerador para a entrega do X, um superapp semelhante ao chinês WeChat, da Tencent Holdings Ltd.

A mudança foi apoiada pela CEO do Twitter, a recém-nomeada Linda Yaccarino. A executiva explicou que o X é concebido como um “mercado global de ideias, bens, serviços e oportunidades” alimentado por IA. Isso incluiria pagamentos e serviços bancários, além de áudio, vídeo e mensagens. A conferir.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas R$ 5,99/mês*
ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

Revista em Casa + Digital Completo

Nesta semana do Consumidor, aproveite a promoção que preparamos pra você.
Receba a revista em casa a partir de 10,99.
a partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a R$ 1,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.