Nova pesquisa tira o sono de Bolsonaro — e não pela intenção de votos
Para 63% da população, a economia do país está na direção errada — o que pode atrapalhar o sonho de reeleição do presidente

Não passa despercebido por quem analisa a pesquisa XP-Ipespe de intenção de voto, divulgada nesta sexta-feira, 6, o dissabor da população brasileira com a situação econômica do país, que pode virar o grande entrave para o presidente Jair Bolsonaro sagrar-se vitorioso no pleito de outubro. A cinco meses da eleição, 63% dos eleitores classificam que a economia brasileira está “no caminho errado”, segundo o levantamento. Já 32% acreditam que está “no caminho certo” e apenas 5% não souberam ou não quiseram responder. É grave.
Apesar da gestão errática da pandemia por parte de Bolsonaro, a gestão econômica é que mostra ter maior peso para a reeleição. Como mostrou VEJA, a percepção da população em torno da inflação é quase uma unanimidade. Para 73% dos eleitores, os preços “aumentaram muito” nos últimos meses. Outros 22% afirmam que o custo de vida aumentou. Apenas 2% afirmaram que os preços continuaram iguais e 1% dos eleitores disseram que os preços diminuíram. As perspectivas em torno da continuidade da pressão inflacionária também são negativas: para 42%, os preços vão aumentar. Outros 20% acham que “vão aumentar muito”.