ASSINE VEJA NEGÓCIOS

Nova pesquisa aponta que brasileiro quer comprar carro elétrico e SUV

Levantamento feito pela consultoria EY mostra que os brasileiros estão mais propensos a adquirir um novo automóvel em relação à média global

Por Felipe Mendes Atualizado em 13 out 2023, 16h30 - Publicado em 13 out 2023, 15h54

Um estudo de mobilidade da consultoria e auditoria EY (Ernst & Young), encaminhado em primeira mão a VEJA, apontou que o brasileiro está mais propenso a adquirir um automóvel nos próximos meses em relação à média da taxa global. Segundo o levantamento, que ouviu 15.000 pessoas em 20 países, a intenção de compra de carros no país é de 70% da população, contra 44% no mundo. Já a preferência, de acordo com a intenção dos consumidores brasileiros, seria a aquisição de um modelo SUV (37%), seguido por sedã (34%) e hatch (14%).

Além do Brasil, a pesquisa intitulada “Índice de Mobilidade do Consumidor” aponta números expressivos para a aquisição de veículos na Índia (70%), no México (64%), na China (61%) e nos Estados Unidos (60%). Na Europa, apenas a Itália apresentou dados de intenção de compra de um novo veículo acima dos 50% – no caso, 54%. O levantamento também observou que, no Brasil, 64% dos potenciais compradores de carros estão mais inclinados a adquirir um novo automóvel no período de até 12 meses; 36% dos respondentes afirmam que querem obter um veículo entre 12 e 24 meses.

O estudo apontou, ainda, que o brasileiro tem mais pretensão de adquirir modelos de automóveis elétricos ou híbridos em relação a média global. O número, entre os brasileiros, fica em 57%, contra 55% no mundo. Para os brasileiros, os principais motivos para essa escolha são os altos preços dos combustíveis e as preocupações ambientais, ambos com 46%. A capacidade de tração integral (27%) e a melhor eficiência do motor elétrico ou híbrido (24%) aparecem na sequência. Segundo a pesquisa, 78% dos brasileiros estariam dispostos a pagar até 30% mais caro em veículos elétricos ou híbridos.

No entanto, o custo de compra inicial (38%), a falta de estação de carregamento (36%) e de infraestrutura adequada de carregamento (30%) são as três principais preocupações dos potenciais compradores de carros elétricos ou híbridos no Brasil. Em relação ao carregamento doméstico, o alto custo de instalação surgiu como a preocupação mais proeminente para 54% dos entrevistados brasileiros, contra 46% na média global. Já no carregamento público, os participantes estão mais preocupados em encontrar uma estação de carregamento do que em custos de carregamento elevados, 54% no Brasil e 46% na média global.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas R$ 5,99/mês*
ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

Revista em Casa + Digital Completo

Nesta semana do Consumidor, aproveite a promoção que preparamos pra você.
Receba a revista em casa a partir de 10,99.
a partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.