Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

No G7, Lula defende taxação dos super-ricos e regulação da IA

Presidente brasileiro participa como convidado da reunião da cúpula, na Itália. Segundo o presidente, a concentração de renda é um risco à democracia

Por da Redação
Atualizado em 14 jun 2024, 14h28 - Publicado em 14 jun 2024, 13h29

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a defender a taxação dos super-ricos e criticou a concentração de renda. Na fala, em seu discurso na cúpula do G7, que acontece na Itália, o petista defendeu a proposta brasileira apresentada no G20 para um sistema global de cobrança de impostos dos mais ricos.

“Já passou da hora de os super-ricos pagarem sua justa contribuição em impostos. Essa concentração excessiva de poder e renda representa um risco à democracia”, disse o presidente. “Nosso objetivo, no G20, é mobilizar recursos para ampliá-las e adaptá-las a outras realidades”, acrescentou Lula, pedindo apoio dos países do G7 à Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, que será lançada na reunião do G20 no Rio de Janeiro.

Além da taxação dos super-ricos, Lula também defendeu um sistema de “governança internacional e intergovernamental da inteligência artificial” em que todos os países tenham assento para discussões.

Segundo ele, um dos desafios atuais é encarar o avanço da tecnologia e as mudanças climáticas sem perder o foco nas pessoas e na preservação do planeta. “Na área digital, vivenciamos concentração sem precedentes nas mãos de um pequeno número de pessoas e de empresas, sediadas em um número ainda menor de países. A inteligência artificial (IA) acentua esse cenário de oportunidades, riscos e assimetrias”, disse.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.