Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Netflix repete feito do Facebook e perde investidores

Streaming perdeu 200 mil assinantes no primeiro trimestre do ano e ações despencaram mais de 35%

Por Luana Zanobia Atualizado em 21 abr 2022, 13h41 - Publicado em 21 abr 2022, 11h06

A Netflix inovou a forma de consumir conteúdo e chacoalhou o mercado cinematográfico, mas também criou um problema ao instigar gigantes da indústria a seguirem o mesmo caminho para sobreviver ao avanço dos streamings. A plataforma agora está vendo sua base de usuários encolher, perdendo pela primeira vez em mais de dez anos número de assinantes.

O streaming perdeu 200 mil assinantes no primeiro trimestre do ano, levando as suas ações a despencarem mais de 35% e acarretando em uma perda de 50 bilhões de dólares em valor de mercado. Situação semelhante aconteceu com a Meta em fevereiro, quando a empresa de Mark Zuckerberg, que reúne as redes sociais Facebook, Instagram e WhatsApp, registrou queda no número de usuários, gerando uma derrocada em suas ações e valor de mercado.

A Netflix apontou vários ventos contrários para essa perda, como o aumento da concorrência e o fim das restrições da pandemia de Covid-19. Durante os lockdowns, os serviços de vídeo foram beneficiados com o aumento da procura por entretenimento digital. Segundo a Netflix, a guerra do Leste Europeu também teve um impacto significativo no resultado. A Netflix encerrou temporariamente suas atividades na Rússia, contribuindo para a perda de usuários.

O resultado decepcionou o mercado, mas as sinalizações da empresa de seguir com as perdas no próximo trimestre frustam ainda mais e já afugenta importantes investidores. A gestora Pershing Square, do bilionário Bill Ackman, zerou sua participação na companhia. A gestora possuía 3,1 milhões de ações da Netflix. Em carta para os investidores, Ackman diz que decidiu vender as ações e evitar ter uma grande perda no processo, em vez de ficar com uma empresa sobre a qual perdeu a confiança para prever seu futuro. A Pershing Square perdeu cerca de 435 milhões de dólares com a queda das ações da Netflix na quarta-feira, 20. “O que frustra mais uma vez os investidores é a previsão dada pela empresa para o segundo trimestre. A Netflix espera uma perda de 2 milhões de assinantes no próximo trimestre, visto que continuará a aumentar os preços em alguns mercados. O mercado estimava uma adição de 1,1 milhão de novos clientes pagantes à base da empresa”, diz Cesar Crivelli, analista da Nord Research.

A Netflix possui cerca de 222 milhões, mas desde o quarto trimestre do ano passado vem sinalizando ter empacado no aumento da base de usuários.  “De fato, a perspectiva de perda de assinantes é um balde de água fria, mas o momento em que vivemos é bastante desafiador, principalmente no que diz respeito à inflação e à renda real dos consumidores”, avalia Crivelli.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.