Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Não é carro autônomo ainda, mas já é conectado com a internet

Fiat e TIM lançam solução que muda a relação do consumidor com seu automóvel; avanço é crucial para a implementação de veículos autônomos num futuro próximo

Por Felipe Mendes Atualizado em 29 out 2020, 12h01 - Publicado em 29 out 2020, 07h30

O termo é inglês, mas reflete a corrida do momento: “the data is the new oil” (“os dados são o novo petróleo”, em tradução livre). A pandemia do novo coronavírus tem acelerado transformações nos hábitos de consumo a nível global. E não tem sido diferente no setor automobilístico. Para acompanhar essas mudanças, montadoras mundo afora avançam o desenvolvimento de tecnologia atrelada aos veículos para que, com isso, consigam mapear melhor a jornada do consumidor. A quinta geração da tecnologia móvel, o 5G, que ganhou os holofotes pela batalha geopolítica envolvendo americanos, chineses e nórdicos, será crucial para transformar a relação do ser humano com o carro. Nessa linha, a Fiat Chrysler Automobiles (FCA) e a operadora de telefonia TIM resolveram dar um passo à frente. Na tarde desta quarta-feira, 28, as empresas anunciaram o lançamento de um sistema de conectividade que permitirá que futuros lançamentos da montadora estejam ligados à internet por meio do sinal de tecnologia móvel da TIM. A proposta é inovadora dada as possibilidades no caminho com a pavimentação do 5G no Brasil, o que permitirá avanços no setor, com veículos conectados e autônomos.

Segundo um estudo recente da Boston Consulting Group em parceria com o Fórum Econômico Mundial, a presença de carros autônomos em centros urbanos resultaria numa redução de 60% na circulação de carros nas ruas e, por consequência, uma diminuição de 90% em números de acidentes entre os veículos. Em relação aos ganhos ambientais, a estimativa é de que o volume de gases poluentes emitidos na atmosfera diminua cerca de 80%. Abre-se um mundo de oportunidades. No caso da parceria entre Fiat Chrysler e TIM, a ideia é promover o abastecimento do veículo e a realização do pagamento sem a intervenção do condutor. Pode-se, ainda, definir automaticamente a velocidade do automóvel conforme o limite estabelecido pelas placas de trânsito. “Consideramos que a conectividade estará disponível nos produtos das marcas do grupo Fiat Chrysler a partir do primeiro trimestre do ano que vem”, disse André Souza, Chief Information Officer (CIO) da Fiat Chrysler para América Latina, em videoconferência para a imprensa.

Os futuros lançamentos das marcas Fiat, Jeep e Ram virão com o eSIM, um chip virtual para acesso a Wi-Fi nativo a bordo, com cobertura provida pela operadora de telecom. A plataforma servirá como um roteador, pelo qual os passageiros poderão conectar seus dispositivos móveis, como tablets e smartphones. Ainda será possível dar a partida remotamente no veículo e acionar o ar-condicionado ou o aquecedor para garantir a temperatura interna ideal antes mesmo da entrada no carro. O mais valioso para a empresa será a quantidade de dados que a plataforma pode gerar, o que ajudará também na identificação de eventuais falhas no veículo com a possibilidade de diagnósticos mais ágeis. A empresa alerta, no entanto, que irá respeitar a privacidade dos usuários por meio da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que entrou em vigor recentemente. “A proteção digital é algo extremamente importante para o negócio dos serviços conectados e, por isso, temos regras e procedimentos focados em cibersegurança, como a dupla autenticação. Não somente o aplicativo ou a plataforma se autentica no veículo, mas o veículo também se autentica na plataforma”, esclarece Souza.

A tendência de conectividade já vem ganhando força há algum tempo, e indica que muito mais deve avançar nos lançamentos das montadoras para um futuro próximo. A General Motors, dona da Chevrolet, também já fez experimentos de conectividade no Brasil. A parceria da GM no Brasil é com a operadora de telecomunicações Claro. Em agosto, a empresa vendeu mais de 200.000 veículos habilitados para o uso de Wi-Fi a partir da tecnologia da Claro. O comprador dos carros Cruze, Tracker, Picape S10 e Trailblazer encontra modelos habilitados com um plano de dados que varia de 2 a 20 gigabytes, que pode ser usado tanto para o uso de aplicativos como para o entretenimento. Para o português Nuno Simões, ex-diretor de IoT para Qualcomm no Brasil e sócio da consultoria Action Executivos, os anúncios recentes são um grande sinal da evolução das companhias de telecomunicações no país. “A tecnologia eSIM, usada pela TIM em parceria com a FCA, já existia há muito tempo, mas as operadoras não se interessavam, porque isso significa ter uma linha de celular a menos para ser vendida”, afirma. “Hoje, o eSIM também já está sendo usado em relógios inteligentes. A tendência é que num futuro próximo tenhamos veículos verdadeiramente autônomos e conectados, utilizando o carro como um serviço que vai muito além do que um simples bem de consumo”. Sinal dos novos tempos.

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.