Morre Albino Bacchi, fundador da rede de decoração Artefacto
Bacchi fundou a Artefacto em 1976 na cidade de São Paulo e a transformou em referência no setor de decoração

O empresário Albino Bacchi, fundador da rede de lojas de decoração Artefacto, morreu nesta quarta-feira 23, aos 80 anos de idade. Nascido na cidade de Cambará, no norte do Paraná, era filho de bancários e exerceu diversas profissões na juventude, como contínuo e vendedor de carros usados. Em meados dos anos 1960, se tornou sócio de uma marcenaria. Em 1976, vendeu sua participação na empresa, depois de constatar que a nova moda eram os móveis produzidos com fibras naturais como o junco, e abriu a primeira unidade da Artefacto no bairro paulistano de Pinheiros.
Com 15 funcionários, a loja ia bem, até que todos decidiram pedir um aumento de salário. Bacchi percebeu que, para bancar os custos, teria que expandir os negócios. Tempos depois, abriu sua segunda unidade, localizada no Rio de Janeiro.
Desde então, a Artefacto se transformou em referência em móveis e decoração. Dezessete das suas 22 lojas estão no Brasil. Outras cinco estão nos Estados Unidos e são administradas por seus netos, os irmãos gêmeos Bruno e Pedro Bacchi. Já o dia a dia do grupo é tocado por Paulo, filho de Albino. O empresário era conhecido por seu gosto por esportes: praticava corrida, natação e musculação.
A morte de Bacchi foi lamentada por personalidades do mundo artístico e dos negócios, como o apresentador Amaury Jr. O Shopping D&D também divulgou uma nota de pesar. “Albino foi o primeiro empresário a acreditar no nosso projeto, há 30 anos. Sua confiança e visão foram fundamentais para que o D&D se tornasse o que é hoje: um polo de referência em design, decoração e arquitetura no Brasil”, afirmou o shopping em sua conta no Instagram.