Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Moagem de cana no CS é reduzida para 488,5 mi t em 11/12–Unica

SÃO PAULO (Reuters) – A previsão de moagem de cana-de-açúcar no centro-sul do Brasil foi reduzida para 488,5 milhões de toneladas, ante a estimativa anterior de 510,2 milhões de toneladas, apontou a Unica em levantamento divulgado nesta terça-feira.

Na safra passada, o centro-sul processou 556,9 milhões de toneladas.

A queda na produção, a primeira em 11 anos na principal região produtora do Brasil, ocorre pela menor produtividade dos canaviais, por conta do envelhecimento das lavouras e de condições climáticas desfavoráveis para o desenvolvimento das plantas, segundo a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica).

“De acordo com dados apurados pelo CTC (Centro de Tecnologia Canavieira), o rendimento agrícola da área colhida até o final de setembro atingiu 70,60 toneladas de cana-de-açúcar por hectare, queda de 18,20 por cento em relação ao valor observado no mesmo período de 2010”, afirmou a Unica em comunicado.

A produtividade esperada para a safra 2011/2012 no centro-sul é inferior a 70 toneladas por hectare, redução de quase 20 por cento em relação à média histórica de 85 toneladas por hectare, segundo a Unica.

A redução na moagem de cana também impactou numa menor produção que a esperada de açúcar e etanol.

(Reportagem de Fabíola Gomes)