Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Mercado superaquecido faz Bolsa de Tóquio baixar 0,8%

Por Da Redação 5 mar 2012, 07h20

Por Dow Jones

Tóquio, 5 – A Bolsa de Tóquio iniciou a semana em queda. Nesta segunda-feira, os sinais de um mercado cada vez mais supercomprado convidaram os investidores a realizar lucros em ações de tecnologia, tais como Tokyo Electron e Advantest. Já as expectativas de um crescimento mais lento da economia chinesa cobraram pedágio em siderúrgicas, como JFE Holdings.

O Nikkei perdeu 78,44 pontos, ou 0,80%, e terminou aos 9.698,59 pontos, após alta de 0,7% na sessão de sexta-feira – foi a pior baixa porcentual diária desde 16 de janeiro. O volume de negociações atingiu 1,92 bilhão de ações, na primeira vez em que ficou abaixo da marca de 2 bilhões de ações desde 30 de janeiro.

As negociações foram um pouco sombrias duração a sessão. A falta de catalisadores fez o Nikkei oscilar acima e abaixo do ponto de equilíbrio no pregão da manhã, antes de se tornar decididamente mais negativo na sessão da tarde.

A marca dos 9.800 pontos é vista como um nível de resistência-chave à frente do término dos contratos futuros de opções mensal e trimestral, ambos a serem fixados nesta sexta-feira, observou Masayuki Doshida, analista de mercado sênior da Rakuten Securities.

Os comentários do premiê chinês Wen Jiabao de que Pequim tem como objetivo um crescimento econômico de 7,5% em 2012 – depois de definir a meta de 8% por oito anos seguidos – também pareceu ter um efeito amortecedor sobre as ações, que estavam tecnicamente supercompradas nas últimas semanas.

Continua após a publicidade
Publicidade