Mercado mantém previsão de IPCA acima da meta e Selic em 15% para 2025
Boletim Focus divulgado hoje mostra que projeções para inflação e juros seguem sem alteração também para 2026

Os economistas consultados pelo Banco Central para o Boletim Focus estimam que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a referência para a inflação do país, encerre 2025 em 5,65%. É a primeira semana em que a previsão do indicador não mudou, já que, nas semanas anteriores, a estimativa só vinha subindo.
Apesar da estabilidade nas projeções de inflação para 2025, o mercado ainda vê um IPCA acima da meta estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), de 3%.
No caso da taxa Selic, o Boletim Focus também mostra que a estimativa de 15% ao ano no fim de 2025 não sofreu alteração em relação à semana passada. Essa é oitava semana sem alterações nas perspectivas dos economistas ouvidos pelo BC.
Para o Produto Interno Bruto (PIB), o Boletim Focus aponta para uma expansão de 2,01% em 2025 contra 2024, mesma estimativa há uma semana, enquanto o dólar deve fechar o ano valendo 5,99 reais, igualmente ao que se previa na semana anterior.
Para 2026, a previsão para o IPCA é de 4,4%, enquanto a Selic esperava é de 12,5%; a previsão para o PIB é de 1,70% de expansão em base anual, enquanto o câmbio deve encerrar o ano em 6 reais por dólar. Também em todos os casos, as previsões foram mantidas em relação a semana imediatamente anterior.
O Boletim Focus foi divulgado pela tarde nesta quarta-feira em função do Carnaval.