Mercado já prevê queda de 3,54% do PIB em 2016
Expectativa anterior era de retração de 3,50%, segundo boletim Focus, do Banco Central. Já para a inflação, estimativa recuou de alta de 7,59% para 7,46%

Analistas ouvidos pelo Banco Central (BC) no boletim Focus pioraram pela oitava vez a estimativa para a retração da economia brasileira em 2016. A estimativa passou de um recuo de 3,50% para uma retração de 3,54%, segundo dados divulgados nesta segunda-feira. Para 2017, a projeção permaneceu em alta de 0,50%. O levantamento foi feito com mais de 100 instituições financeiras.
Em 2015 o PIB brasileiro registrou queda de 3,8%, a maior maior em 25 anos. Se a previsão de contração se confirmar em 2016, será a primeira vez que o país tem dois anos seguidos de encolhimento na economia – a série histórica oficial do IBGE começa em 1948.
Para a inflação, a expectativa melhorou em relação à semana passada: passou de 7,59% para 7,46% também este ano. Apesar do recuo da projeção no Focus, a estimativa ainda fica bem acima do teto da meta para este ano, de 4,5% com tolerância de 2 pontos. Para o ano que vem, se manteve em 6%, exatamente no limite máximo estabelecido pelo governo, de 4,5%, com margem de 1,5 ponto percentual.
O BC também que a expectativa é de manutenção da taxa básica de juros nos atuais 14,25% no final deste ano, ficando em 12,50% ao fim de 2017, sem alteração em relação ao levantamento anterior.
Os especialistas ouvidos pela autoridade monetária também reduziram as projeções para o dólar tanto neste ano quanto no próximo, respectivamente a 4,25 reais e 4,34 reais, contra 4,30 e 4,40 reais antes.
Leia mais:
Prévia do PIB começa o ano em queda de 0,61%, diz BC
Conselho da Usiminas aprova proposta de aumento de capital de R$ 1 bilhão
(Da redação)
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo da VEJA! Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Edições da Veja liberadas no App de maneira imediata.