Mais de 60 países já suspenderam compra de frango do Brasil por gripe aviária
Bloqueios são temporários e acontecem depois de ser confirmado um foco da doença em aves de uma granja do Rio Grande do Sul

Chegou a 61 o número de países que restringiram temporariamente as importações de frangos vendidos pelo Brasil ou por alguma região do país após a confirmação de um foco de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP), a gripe aviária, em aves comerciais brasileiras na semana passada. Os dados foram atualizados nesta quarta-feira, 21, pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (veja a lista completa mais abaixo).
Dois blocos econômicos – a União Europeia e a União Euroasiática – e outros dezenove países, incluindo a China e parceiros locais como Argentina e Chile, suspenderam a compra de carne de todas as aves exportadas pelo Brasil.
Entre os que paralisaram as importações apenas da produção do Rio Grande do Sul estão o Reino Unido e a Ucrância, enquanto Japão e Arábia Saudita suspenderam as compras especificamente do município gaúcho de Montenegro, onde a infecção foi identificada e já teve os trabalhos de contenção iniciados.
Veja a seguir a lista completa dos países que suspenderam as compras do Brasil.
Suspensão total das exportações do Brasil:
- China
- União Europeia (27 países: Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, República Tcheca, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos, Polônia, Portugal, Romênia, Suécia)
- México
- Iraque
- Coreia do Sul
- Chile
- África do Sul
- União Euroasiática
- Peru
- Canadá
- República Dominicana
- Uruguai
- Malásia
- Argentina
- Timor-Leste
- Marrocos
- Bolívia
- Sri Lanka
- Paquistão
- Filipinas
- Jordânia
Suspensão para o estado do Rio Grande do Sul:
- Reino Unido
- Bahrein
- Cuba
- Macedônia
- Montenegro
- Cazaquistão
- Bósnia e Herzegovina
- Tajiquistão
- Ucrânia.
Suspensão para o município de Montenegro (RS):
- Japão
- Arábia Saudita.