Lula dá recado a Trump durante assinatura de acordos com Portugal
Brasil e Portugal assinaram cerca de 20 acordos em diversas áreas estratégicas em meio a uma guerra comercial declarada pelo presidente dos EUA

Enquanto o protecionismo ressurge, impulsionado por políticas isolacionistas como as do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, Brasil e Portugal reafirmam seu compromisso com a integração e a cooperação.
Lula e o primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, assinaram nesta quarta-feira 19 cerca de 20 acordos bilaterais que fortalecem as relações entre as duas nações em áreas estratégicas, como saúde, infraestrutura, defesa, energia, turismo, entre outras. A 14ª edição da Cimeira Brasil-Portugal, realizada em Brasília, marca o início de uma nova fase na relação entre os dois países, reforçando o intercâmbio e criando novas oportunidades em setores cruciais. “Quando o protecionismo comercial ganha força no mundo, demonstramos o potencial da integração”, afirmou Lula em um claro recado a Trump. Com os acordos celebrados hoje, Brasil e Portugal apostam em um caminho oposto, reforçando laços econômicos e institucionais.
Esses acordos refletem a diversificação da pauta bilateral, que já movimentou 4,7 bilhões de dólares em 2024. Lula enfatizou que essa relação tende a se aprofundar ainda mais com a entrada em vigor do acordo entre o Mercosul e a União Europeia. A expectativa é de que essa cooperação estimule a exportação de produtos brasileiros de maior valor agregado, promovendo a industrialização do Brasil, enquanto Portugal amplia seu acesso a um mercado emergente em crescimento.
“O intercâmbio com Portugal está adquirindo perfil diversificado com integração de cadeias produtivas relevantes e que favorece a exportação de produtos brasileiros de maior valor agregado. A expectativa é que essa relação se aprofunde ainda mais quando o acordo Mercosul-União Europeia entrar em vigor”, disse. Segundo ele, “não há dúvida que o acordo trará benefícios para os dois povos”, significando o acesso de bens e serviços mais baratos.
O desafio para os próximos anos será transformar esses acordos em resultados concretos. A Apex, que agora tem um escritório em Lisboa, desempenhará um papel crucial na promoção das oportunidades econômicas e na ampliação dos investimentos. Ao mesmo tempo, a assinatura de um plano de ação para o turismo entre a Embratur e o Turismo de Portugal para o período de 2025-2027 é uma estratégia clara para estimular o fluxo de viajantes entre as duas nações, aproveitando as sinergias naturais entre Brasil e Portugal como destinos turísticos.
Memorandos
Na cimeira, foi anunciado o estabelecimento de escritórios da Embraer Defesa e Segurança e da Apex em Lisboa. “Aproveitar oportunidades será a principal tarefa do escritório da Apex que está sendo instalando em Lisboa.”, disse Lula.
Os países assinaram um Memorando de Cooperação no Setor de Portos e Aeroportos, que visa promover o intercâmbio de conhecimentos e experiências na gestão e desenvolvimento de infraestrutura portuária e aeroportuária. A cooperação entre Brasil e Portugal será focada na modernização de terminais, otimização de operações e melhoria da conectividade, fortalecendo a logística e o comércio internacional.
No campo da saúde, foi assinado um Memorando de Promoção da Alimentação Saudável e Prevenção da Obesidade, com o objetivo de compartilhar boas práticas e políticas públicas para enfrentar um dos principais problemas de saúde pública contemporâneos. A troca de experiências entre os países poderá contribuir para o desenvolvimento de programas de educação alimentar e iniciativas de combate à obesidade. A Cimeira Brasil-Portugal também destacou acordos na área de saúde. A presença da Fiocruz em Portugal também foi celebrada, abrindo caminho para colaborações em biomedicina e doenças infecciosas, setores que ganharam relevância globalmente desde a pandemia de covid-19. Esse acordo visa fomentar o desenvolvimento de pesquisas conjuntas.
O encontro também priorizou questões ambientais, com o Memorando de Entendimento sobre Clima e Ecossistemas, que estabelece uma parceria para a gestão sustentável de recursos naturais e a promoção de práticas ecológicas. Esse acordo visa ao fortalecimento das políticas climáticas e de preservação de ecossistemas, alinhando Brasil e Portugal aos compromissos globais de combate às mudanças climáticas.
Outro acordo foi o Memorando de Diálogo Digital, que cria uma plataforma para o intercâmbio de boas práticas e inovação no setor digital em meio ao surgimento da IA e de novas tecnologias emergentes.
No campo cultural, foi estabelecido um Memorando de Cooperação entre o Instituto Brasileiro de Museus e a Instituição Museus e Monumentos de Portugal. O acordo visa fortalecer a colaboração na preservação e promoção do patrimônio cultural, facilitando projetos conjuntos e intercâmbios de conhecimento na área museológica, ampliando as possibilidades de preservação e valorização da história compartilhada.
O turismo também recebeu atenção especial, com a assinatura de um Plano de Ação no Domínio do Turismo entre a Embratur e o Turismo de Portugal, que define estratégias de cooperação para os próximos anos (2025-2027). O plano prevê o desenvolvimento de campanhas conjuntas para atrair visitantes e fortalecer a imagem de ambos os países como destinos turísticos de excelência, além de fomentar o intercâmbio de boas práticas no setor.