Lucro do Banco do Brasil cai 60% e totaliza R$ 3,78 bilhões no terceiro trimestre
Já o lucro contábil somou 3 bilhões de reais, registrando leve recuo de 0,2% em relação ao trimestre anterior
O Banco do Brasil (BB) reportou na quarta-feira, 12, o lucro líquido de 3,8 bilhões de reais no terceiro trimestre, com queda de 60,2% em relação ao mesmo período do ano passado. O ganho registrado ficou acima da expectativa dos analistas, que previam 3,7 bilhões de reais.
O lucro contábil somou 3 bilhões de reais, registrando leve recuo de 0,2% em relação ao trimestre anterior e uma expressiva queda de 66% na comparação anual. Além disso, o banco anunciou nesta quarta-feira uma revisão em sua projeção de resultados para 2025: a expectativa de lucro, antes estimada entre 21 bilhões e 25 bilhões de reais, foi ajustada para um intervalo menor, de 18 bilhões a 21 bilhões de reais, abaixo da mediana das projeções de analistas consultados pela LSEG, que apontava para 22,4 bilhões de reais.
A piora nas projeções reflete o aumento esperado no custo do crédito, cuja estimativa foi revista para um intervalo entre 59 bilhões e 62 bilhões de reais, acima da faixa anterior, de 53 bilhões a 56 bilhões de reais.
A margem financeira bruta do Banco do Brasil alcançou 26,4 bilhões de reais no terceiro trimestre, avanço de 5,1% em relação ao trimestre anterior e de 1,9% frente ao mesmo período de 2024. Já as receitas com prestação de serviços apresentaram queda de 2,6% na comparação anual, embora tenham crescido 1,3% no trimestre.
Resultados do agro
O custo do crédito registrou forte alta de 77,7% em um ano, somando 17,9 bilhões de reais no terceiro trimestre, também 12,7% acima do resultado do trimestre anterior. A inadimplência acima de 90 dias subiu para 4,93% em setembro, ante 4,21% em junho e 3,33% um ano antes.
Na carteira agropecuária, que vem pressionando os resultados do banco nos últimos trimestres, a taxa de atraso atingiu 5,34%, impactada principalmente pela cultura da soja e pelas dificuldades enfrentadas nas regiões Centro-Oeste e Sul, além do aumento nos pedidos de recuperação judicial do setor. O indicador antecedente de operações com atraso superior a 30 dias também disparou, passando de 5,53% no fim de junho para 7,78% no trimestre encerrado em setembro.
Fala de Trump após redução de tarifas acende alerta para o governo Lula
Sport x Flamengo no Brasileirão: onde assistir, horário e escalações
Nos bastidores, futuro de Eduardo Bolsonaro já é dado como definido após julgamento no STF
Santos x Palmeiras no Brasileirão: onde assistir, horário e escalações
Aliados de Bolsonaro se mobilizam contra prisão na Papuda e torcem por comoção popular







