Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Lucro da Duke no 3º tri sobe 8% e vai a R$ 61,723 mi

Por Da Redação 10 nov 2011, 11h52

Por Luciana Collet

São Paulo – A Duke Energy International, Geração Paranapanema, subsidiária da Duke Energy Corp, registrou um lucro líquido de R$ 61,723 milhões no terceiro trimestre deste ano, o que significa um crescimento de 8% em relação aos R$ 57,1 milhões registrados no mesmo período do ano passado.

Em nota à imprensa, o presidente da companhia no Brasil, Armando Henriques, disse que os números obtidos pela companhia no País “foram determinantes para os resultados globais”. Na semana passada, a Duke Energy norte-americana reportou um lucro de US$ 472 milhões, queda de 30% ante os US$ 670 milhões registrados no mesmo trimestre de 2010.

O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortizações) apresentou uma expansão de 6,3%, em igual base de comparação, para R$ 170,7 milhões. A margem Ebitda, no entanto, recuou 2,1 pontos porcentuais, passando de 72,7% para 70,6%. A receita operacional líquida, por sua vez, de R$ 241,8 milhões, ficou 9,5% acima da verificada no mesmo período do ano anterior, com um crescimento de R$ 21 milhões.

Henriques afirmou que, apesar do resultado positivo, o desempenho da companhia foi afetado pelas vendas menores no MRE (Mecanismo de Realocação de Energia, que tem o objetivo de operacionalizar o compartilhamento dos riscos hidrológicos visando a otimização do sistema elétrico do País). Menores preços no mercado de curto prazo (spot) e o aumento das despesas operacionais em 8,2%, totalizando R$ 128,8 milhões, também afetaram o desempenho da geradora.

Segundo a empresa, entre os fatores que impactaram as despesas operacionais estão o aumento na provisão para contingências e o reajuste de 14,3% nos encargos da rede elétrica. A dívida líquida da Duke subiu 74,2%, totalizou R$ 557,943 mil ao final de setembro, decorrente da redução do capital social da companhia no montante de R$ 360 mil, efetivada em janeiro de 2011.

Continua após a publicidade
Publicidade