Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Legislativo contribuirá com governo para enfrentar crise

Por Anne Warth e Francisco Carlos de Assis

São Paulo – Em meio a um momento de crise entre o governo e a base aliada, o vice-presidente da República, Michel Temer, afagou o Congresso Nacional. Em discurso durante a cerimônia de premiação “As Melhores da Dinheiro 2011”, promovido pela revista Isto É Dinheiro, Temer disse que o País vive um momento de “absoluta tranquilidade institucional”, que o Executivo não governa sozinho e que o Legislativo pode contribuir para o enfrentamento da crise financeiro internacional.

“Nós vivemos um clima institucional de absoluta tranquilidade, o Executivo e o Congresso Nacional. Estou aqui para testemunhar e assegurar que o Congresso Nacional colabora enormemente com o Poder Executivo e está sempre aberto a produzir legislação enfrentadora de qualquer problema do País”, afirmou. “Afinal nós sabemos que não é apenas o Executivo que governa, mas o Executivo, o Legislativo e o Judiciário.”

Temer disse ainda que o País está melhor preparado para enfrentar os efeitos da crise atualmente do que no passado e ressaltou o otimismo dos discursos do ministro da Fazenda, Guido Mantega, e do presidente do Banco Central, Alexandre Tombini. “Lemos com muita preocupação o que acontece nos Estados Unidos e na União Europeia, mas, curiosamente, não vejo aqui essa preocupação”, afirmou. “Vejo é claro a perspectiva de que, se necessário, o Brasil está preparado para enfrentar eventuais efeitos de uma crise que se processa nos EUA e na Europa.”