ASSINE VEJA NEGÓCIOS

Itaú e Banco do Brasil estão entre as 500 marcas mais valiosas do mundo

Bancos brasileiros são únicas empresas da América Latina a aparecer no ranking da Brand Finance

Por Leticia Yamakami Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 22 jan 2025, 19h57

Nesta terça-feira, 21, a consultoria Brand Finance divulgou o novo ranking das marcas mais valiosas do planeta. Os bancos Itaú e Banco do Brasil são os únicos representantes do Brasil na lista intitulada Global 500 2025 e nenhuma outra marca da América do Sul aparece no relatório.

O valor da marca Itaú subiu 3% em um ano, chegando a 8,6 bilhões de dólares ou 51,6 bilhões de reais e pontuando como a 274ª mais valiosa do mundo. Já o Banco do Brasil ficou no 467º lugar e registrou queda de 4% no valor de sua marca, para 5,2 bilhões de dólares ou 31,2 bilhões de reais.

O primeiro lugar do ranking seguiu o padrão do ano anterior: A americana Apple é a marca mais valiosa do mundo, com seu valor aumentando 11% para 574,5 bilhões de reais, seguida pela Microsoft no segundo lugar e o Google no terceiro. O top cinco desponta da seguinte maneira:

1) Apple: US$ 574,5 bilhões, alta de 11% em relação a 2024

2) Microsoft: valor da marca de US$ 461,1 bilhões, alta de 35%

Continua após a publicidade

3) Google: US$ 413,0 bilhões, alta de 24%

4) Amazon: US$ 356,4 bilhões, alta de 15%

5) Walmart: valor da marca de US$ 137,2 bilhões, alta de 42%

Continua após a publicidade

Segundo a consultoria, a Itaú Unibanco e o Banco do Brasil se destacam devido ao seu amplo alcance, forte reputação de marca e posicionamento estratégico no setor de serviços financeiros. No relatório, ela também afirma que o Brasil é uma das maiores economias do mundo, com um mercado consumidor dinâmico e base industrial diversificada, mas também com atividade agrícola forte, tendo desenvolvido ainda um setor de serviços e tecnologia. 

“Este cenário econômico fornece terreno fértil para o crescimento e desenvolvimento de marcas fortes, particularmente aquelas reconhecidas pela população brasileira e que demonstram resiliência em meio à volatilidade econômica”, diz o texto. Apesar do aumento do seu valor, a marca Itaú caiu 11 posições no ranking em relação ao ano passado, ficando na 274ª posição. A marca Banco do Brasil apresentou um declínio de 36 pontos em sua classificação após a redução de 4% no seu valor.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas R$ 5,99/mês*
ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

Revista em Casa + Digital Completo

Nesta semana do Consumidor, aproveite a promoção que preparamos pra você.
Receba a revista em casa a partir de 10,99.
a partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a R$ 1,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.