Ipespe: 57% acham que a economia brasileira está no rumo errado
Apenas 38% disseram que a economia do país está no caminho certo, uma melhora de 3 pontos percentuais em relação a levantamento feito em março

Pesquisa Ipespe divulgada nesta quarta-feira, 21, aponta que 57% dos brasileiros acham que a economia está no caminho errado, contra 38% que dizem que está com caminho certo e 5% que não responderam. No último levantamento, em março, 58% disseram que a economia estava no caminho errado e 35%, que estava no caminho certo.
Entre os que aprovam o governo Lula, 82% concordam com o rumo da economia e apenas 5% dizem que não. A aprovação do governo oscilou de 41%, em março, para 40%, agora. A desaprovação estacionou em 54%. A proporção dos que não souberam ou não responderam passou de 5% para 6%.
O instituto perguntou também aos entrevistados sobre quais notícias a respeito do governo Lula eles ouviram falar. A fraude do INSS foi o assunto mais citado, com 30% dos brasileiros tendo tido contato com a notícia — sinal de que o episódio não foi capaz de piorar a avaliação do governo. Em segundo lugar veio a viagem para a China e, em terceiro, a declaração da primeira-dama Janja da Silva sobre o pedido de ajuda para controlar o TikTok no Brasil.
Foram entrevistados 2.500 cidadãos com 16 anos ou mais em todas as regiões do país. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.